História de sucesso: dos laboratórios do curso de Biomedicina da UTP para uma rede de laboratórios | UTP - Universidade Tuiuti do Paraná

Willian_Hadiak_2

As salas de aula, laboratórios, paredes e corredores da Universidade Tuiuti do Paraná – UTP fazem parte da construção da carreira de vários profissionais de sucesso. A primeira que vamos contar é a do biomédico Willian Hadiak: ex-aluno do curso de Biomedicina da UTP, formado em 2010, mestrando, professor há três anos e proprietário de uma rede franqueada de laboratórios nas cidades de Curitiba e Araucária, no Paraná.

A paixão pela área laboratorial começou ainda na infância, quando ele ganhou de presente os primeiros brinquedos de cientista. Anos depois, surgiu uma oportunidade de estágio dentro dos laboratórios de um famoso banco de sangue da capital paranaense, o que foi decisivo para que ele prestasse vestibular para o curso de Biomedicina.

“Eu não tive dúvidas de que Biomedicina era o que eu queria. Prestei vestibular em outras cidades primeiro, pois para mim este curso era desconhecido em Curitiba. Porém, descobri um dia antes do término das inscrições que a Universidade Tuiuti tinha uma turma recém-aberta para o curso de Biomedicina no Campus Champagnat, que ficava a apenas três quadras do laboratório onde eu estagiava”, conta Hadiak.

DIFERENCIAL UTP
De acordo com o professor e biomédico, na época, o campo laboratorial da Universidade Tuiuti foi importante para que ele optasse pela instituição. “O campo laboratorial já estava pronto e em funcionamento antes mesmo da abertura do curso. Esse foi um dos grandes diferenciais da UTP especificamente para o curso de Biomedicina”, comenta. “Os equipamentos impressionavam os futuros alunos”, afirma o biomédico.

Além disso, Hadiak conta que o corpo docente era formado por muitos mestres e doutores, o que, certamente, foi determinante para a formação das turmas e para os contratos de estágio obrigatório. “Até hoje, esses contratos de estágio possuem uma ótima aceitação por parte dos laboratórios. E foi o que resultou em minha contratação mesmo antes da conclusão do curso”, afirma.

Para a coordenadora do curso de Biomedicina da UTP, professora Camila Nunes Ribeiro, a proximidade entre os alunos e a instituição é um dos grandes diferenciais da Universidade Tuiuti. “O ambiente é extremamente agradável e o relacionamento dos alunos com a coordenação e com os professores é estreito e muito agradável”, comenta.

Outro ponto importante, é que o curso de Biomedicina da UTP tem nota máxima no MEC e é sempre bem avaliado em pesquisas e avaliações internas e externas.

“O corpo docente do curso é 100% formado por mestres e doutores. Temos laboratórios especializados para Microbiologia, Parasitologia, Genética, Cultivo Celular, Farmacologia, Toxicologia e Anatomia. Além de contarmos com laboratório-escola de Análises Clínicas próprio, local de estágios, pesquisas e extensões”, destaca a coordenadora. “Os laboratórios apresentam aparelhos atualizados. Os egressos da UTP saem muito bem colocados no mercado de trabalho e com a possibilidade de se habilitarem em pelo menos duas áreas diferentes, ainda na graduação”, completa.

DESAFIOS DA CARREIRA
Como todo profissional em início de carreira, Hadiak também enfrentou algumas dificuldades. Para ele, o maior desafio foi adquirir experiência para desempenhar o seu papel de biomédico com total confiança e segurança. “Confesso que não houve dificuldade relacionada ao mercado de trabalho, mas isso graças à formação que tive na UTP. Para tanto que, durante o estágio obrigatório já fui contratado e indicado para outras empresas onde trabalhei em conjunto”, afirma. “Com isso, adquiri a experiência necessária em análises clínicas e coordenação, além de conhecer pessoas influentes na área. Também consegui um bom conhecimento para iniciar a minha carreira como docente e as pessoas que conheci neste período, hoje trabalham em parceria com a minha empresa”, finaliza.

VENHA PARA A UTP!
Se você está em busca de um futuro profissional de sucesso, pode contar com a UTP para uma formação completa e de total qualidade. Acesse o site para saber mais sobre os cursos de graduação e inscreva-se para o vestibular agendado. Venha para a UTP!