Convênios Nacionais - UTP - Universidade Tuiuti do Paraná

Principais Convênios Nacionais da UTP


Ministério da Defesa/Projeto Rondon
Por intermédio do convênio com o Ministério da Defesa, a UTP participa do Projeto Rondon, uma iniciativa que integra professores e alunos, tendo como objetivo a realização de projetos de extensão adequados à filosofia da promoção humana. Os principais objetivos do Projeto Rondon são:

1º) Contribuir para a formação da cidadania dos estudantes de graduação envolvidos;
2º) Integrar o universitário ao processo de desenvolvimento nacional, por meio do desenvolvimento de projetos coletivos locais e ações participativas capazes de intervir sobre a realidade brasileira.


FUNDACENTRO – Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Centro Estadual do Paraná)
Em vigor desde 2008, o convênio é vinculado ao Programa de Mestrado e Doutorado em Distúrbios da Comunicação e visa desenvolver intercâmbio de informações científicas, facilitar o acesso e a pesquisa em arquivos e laboratórios das respectivas instituições, projetos de pesquisas, publicações científicas e estágios de pesquisa em cooperação mútua.


IRPC – Instituto da Rede Paranaense de Comunicação
Firmado em 2008, o convênio objetiva a cooperação técnica, científica e cultural, com finalidade de promover integração entre a UTP e o IRPC, por meio da troca de experiências e ações de ensino, pesquisa e extensão, em áreas de interesse mútuo. Em julho de 2010 teve estabelecido o Termo Aditivo que constitui um Plano de Trabalho para o desenvolvimento de atividades acadêmicas voluntárias de caráter técnico-científico específicas que visam atender demanda de entidades sem fins lucrativos inscritas no Projeto Serviços e Cidadania do IRPC.


Ministério da Educação/Ciência sem Fronteiras

Em 2012, a UTP firmou a adesão ao Ciência sem Fronteiras, programa que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. A iniciativa é fruto de esforço conjunto dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento – CNPq e Capes –, e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC. http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf

Ciência Sem Fronteiras oferece bolsas para estudar em outros países.


Ministério do Meio Ambiente, Governo do Estado do Paraná e IES parceiras

Acordo de cooperação entre as partes assinado em 2007, estabelece a execução de atividades integradas para apoiar o processo de construção e implementação da Agenda 21 Estadual do Paraná e de Agendas 21 Locais no Estado, visando o fortalecimento da Rede Brasileira de Agendas 21 Locais. http://www.mma.gov.br/responsabilidade-socioambiental/agenda-21


Os demais convênios nacionais da UTP estão sendo atualizados e, em breve, serão disponibilizados no site.