Política de acompanhamento de Egressos | UTP - Universidade Tuiuti do Paraná

POLÍTICA DO EGRESSO NA UTP

A CEGRE (Coordenação de Acompanhamento de Egressos), da UTP, segue as diretrizes do projeto pedagagógico institucional. Em uma relação estreita com o ensino, a pesquisa, a extensão e o mercado, a CEGRE mantém contato com os egressos de todos os cursos da Universidade. Para tanto, desenvolve diversas ações no sentido de promover a educação continuada, posicionar o profissional formado pela UTP no mercado e subsidiar as coordenações de cursos e outros departamentos com a análise de informações repassadas pelos egressos quanto a organização didático-pedagógica, a infra-estrutura e o corpo docente.

Uma base de dados, atualizada constantemente, com todas as informações sobre o acompanhamento do egresso e o feedback do ensino recebido na sua graduação, possibilita o desenvolvimento das diversas ações da CEGRE. O ex-aluno recebe periodicamente informes para aperfeiçoamento profissional, como os cursos de extensão, de especialização e de mestrado oferecidos pela UTP. Um outro serviço prestado é a divulgação de concursos e ofertas de emprego em sua área de atuação. A CEGRE mantém parcerias com empresas paranaenses, que consultam o banco de currículos para encontrar o profissional com perfil exigido. Essas empresas ainda disponibilizam semanalmente no site da CEGRE ofertas de emprego, que são acessadas somente pelos egressos que se cadastram pela internet (http://www.utp.br/egressos/). Os egressos empreendedores também podem solicitar, de forma gratüita, esse mesmo tipo de serviço prestado às empresas.

O retorno dos egressos sobre o ensino recebido na UTP é fundamental para o seu aprimoramento. Uma equipe, coordenada por uma pedagoga, aplica questionários estruturados para obter informações sobre sobre o curso realizado (pontos positivos e negativos), a atuação no mercado de trabalho, dificuldades encontradas na profissão, perfil de profissional exigido pelas empresas, interesse em realizar outros cursos de graduação e pós-graduação. Após a aplicação desse questionário, as respostas são tabuladas e analisadas para encaminhar às coordenações de curso, às direções de Faculdades à PROPPE (Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão) e à Coordenação de Avaliação Institucional. Assim como o aluno da UTP, o nosso egresso contribui para construir uma Universidade cada vez melhor.

Essa relação de mão-dupla com o egresso ainda torna possível a aproximação com ex-colegas de turma, a participação em eventos culturais na UTP e o convite para proferir palestras, formar parte das bancas de Trabalho de Conclusão de Curso e ministrar oficinas de cursos de curta e média duração.

A Universidade está sempre de portas abertas para o egresso, que pode continuar a utilizar a biblioteca, laboratórios e outros serviços prestados pela instituição. O egresso, memória viva do sucesso da UTP, sempre fará parte da nossa comunidade.