PORTAL UTP
era-uma-vez-na-amc3a9rica

16 filmes imperdíveis pra quem ama cinema

Essa vai para os amantes da sétima arte. Conversamos com a coordenadora da pós-graduação em Cinema da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), Denise Araujo e pedimos indicações de 10 filmes imperdíveis. O resultado foi mais instigante do que o esperado: ela nos apresentou uma lista com 16 filmes que considera imprescindíveis aos apaixonados pelo universo cinematográfico. A gente tem certeza que os irmãos Lumiére iriam curtir.
 
De Coppola a Lars Von Trier, na lista não faltam opções pra quem quer chorar, sorrir, questionar e sentir o que só o cinema proporciona. Vamos lá? Cata a pipoca!
 
 
1. A Separação (2012).
aseparaçao
Sinopse: Nader se divorcia da mulher e, precisando de alguém para tomar conta do pai idoso, contrata Razieh. Sem saber que ela está grávida, ele a empurra durante uma briga, provocando um aborto, o que o leva aos tribunais.
Direção: 
Asghar Farhadi
Comentários da coordenadora (Cc): Pela contextualização cultural enfocada de maneira sensível e compreensível.
 
2. Amor (2012)
amour
Sinopse: Georges e Anne são dois idosos apaixonados pela arte e, principalmente, um pelo outro. Os desafios da terceira idade afetam sua forma de viver e o modo como se relacionam com a filha, mas o amor entre eles segue inabalável.
Direção: Michael Haneke
Cc: “Pelo seu enfoque existencialista e sua sensibilidade em abordar o tema do amor de maneira inusitada.”
 
3. Amor à flor da pele (2000)
amor à flor da pele
Sinopse: Em 1962, o jornalista Chow Mo-wan se muda para Hong Kong com sua mulher, que está sempre envolvida com o trabalho e para pouco em casa. Chow faz amizade com a vizinha Su Li-zhen e ambos descobrem que seus parceiros os traem.
Direção: Wong Kar Wai
Cc: “Pela sensibilidade e sensualidade implícita de seus personagens e trilha sonora.”
 
4. Noivo Neurótico, Noiva Nervosa – Annie Hall (1977)
Annie-Hall-3
Sinopse: Um humorista judeu e divorciado que faz análise há quinze anos, se apaixona por Annie Hall, uma cantora em início de carreira com uma cabeça um pouco complicada. Em pouco tempo eles decidem morar juntos, mas as crises conjugais começam a aparecer e afetar os sentimentos de ambos.
Direção: Woody Allen
Cc: “Pela criatividade e suas inserções culturais sobre New York.”
 
5. As Horas (2002) 
07_As_Horas_LB_07
Sinopse: A história de três mulheres de épocas diferentes unidas pelo livro de Virgínia Wolf, “Mrs. Dallaway” e pelos mesmos dramas existenciais retratados na obra: o desespero das horas que não passam, que são sempre iguais.
Direção: Stephen Daldry
Cc: “Pela intertextualidade entre literatura e cinema.”
 
6. Babel (2006)
babel-2006
Sinopse: Um acidente reúne quatro grupos de pessoas de três continentes distintos: dois jovens marroquinos, um casal americano em férias, uma adolescente japonesa surda e seu pai e uma menina mexicana que leva as crianças para o lugar mais alto da fronteira sem permissão de seus pais.
Direção: Alejandro Iñarritu
Cc: “Pelo aspecto cultural inclusivo de quatro países com seus pontos de vista diversificados.”
 
7. Bastardos Inglórios (2009)
Bastardos-Inglórios
Sinopse: Durante a Segunda Guerra Mundial, na França, um grupo de judeus americanos conhecidos como Bastardos espalha o terror entre o terceiro Reich. Ao mesmo tempo, Shosanna, uma judia que fugiu dos nazistas, planeja vingança quando um evento em seu cinema reunirá os líderes do partido.
Direção: Quentin Tarantino
Cc: “Pela vingança/justiça poética e catarse.”
 
8. Dogville (2003)

kinopoisk.ru

Sinopse: O cenário está elegantemente decorado para criar um ambiente de cidade pequena na qual uma misteriosa mulher chamada Grace se esconde de criminais que a perseguem. A cidade se dispõe a refugiar Grace desde que ela faça valer o seu esforço. Ela trabalha duro para várias pessoas da cidade para obter seus favores. A tensão cresce e a situação de Grace como forasteira provoca o desprezo e o abuso dos moradores.
Direção: Lars Von Trier
Cc: “Pela desconstrução linear, o cenário teatral e a desmitificação da religião.”
 
9. Era uma vez na América (1984)
era-uma-vez-na-amc3a9rica
Sinopse: Em Nova York, alguns amigos crescem cometendo crimes e se tornam respeitáveis mafiosos. Todos eles são mortos, exceto um, fazendo com que o sobrevivente volte ao seu bairro de origem para descobrir o que houve.
Direção: Sergio Leone
Cc: “Pela sensibilidade artística associada a códigos de honra e final aberto.”
 
10. Ladrões de Sabonete (1989)
ladroes_de_sabonete
Sinopse: O cineasta Maurizio Nichetti e um crítico (Claudio G. Fava) estão em um estúdio de TV para apresentar o filme “Ladrões de Sabonete”, de Nichetti, que será exibido para toda a Itália. O filme começa, trazendo a história de Antonio Piermattei (Maurizio Nichetti), um trabalhador pobre que busca emprego na Itália do pós-2ª Guerra Mundial. A todo instante o filme é interrompido por comerciais, até que uma modelo (Heidi Komarek), que protagoniza um anúncio de sabonete, decide entrar na trama do filme exibido. Ao mesmo tempo Maria (Caterina Sylos Lavini), personagem do filme, decide deixá-lo para estrelar comerciais. Esta confusão obriga o próprio Nichetti a invadir o filme e tentar recolocá-lo no rumo correto.
Direção: Maurizio Nichetti
Cc: “Pela criatividade e intertextualidade entre o cinema, a publicidade, a televisão e o papel do cineasta.”
 
11. Morangos Silvestres (1957)
wild-strawberries-poster
Sinopse: O rabugento médico aposentado Isak Borg viaja de Estocolmo para Lund, na Suécia, com sua nora grávida e infeliz, Marianne, para receber um diploma honorário da universidade onde estudou. Ao longo do caminho, eles cruzam com uma série de caroneiros, cada um deles fazendo com que o médico idoso reflita sobre os prazeres e as falhas de sua própria vida, incluindo a vivaz jovem Sara, que se parece muito com o próprio primeiro amor do médico.
Direção: Ingmar Bergman
Cc: “Pelo seu existencialismo, suas memórias e sua integração passado/presente.”
 
12. Nós que aqui estamos por vós esperamos (1999)
Sinopse: Ele traz o filme como memórias do século XX. O filme retrata de uma verdadeira volta ao mundo no seu contexto histórico, econômico e cultural.
Direção: Marcelo Masagão
Cc: “Pelo seu tema filosófico, tão raro no cinema brasileiro.”
 
13. Nostalgia da Luz (2010)
nostalgia
Sinopse: No deserto do Atacama, viúvas procuram os restos mortais de seus maridos assassinados pelo regime ditatorial de Pinochet.
Direção: Patrício Guzmán
Cc: “Pela integração poética e transcendente dos três níveis coexistentes na cultura chilena.”
 
14. O Poderoso Chefão (1979)
O-Poderoso-Chefao-HBO
Sinopse: A saga conta a história de uma família mafiosa que luta para estabelecer sua supremacia na América depois da Segunda Guerra. Uma tentativa de assassinato deixa Vito Corleone incapacitado e força os filhos Michael e Sonny a assumirem os negócios.
Direção: Francis Ford Coppola
Cc: “Pela representação empolgante dos personagens em posições de poder e ambição.”
 
15. O Show de Truman (1998)
o-show-de-truman-o-show-da-vida-foto-2
Sinopse: Truman Burbank é um pacato vendedor de seguros que leva uma vida simples com sua esposa Meryl Burbank. Porém algumas coisas ao seu redor fazem com que ele passe a estranhar sua cidade, seus supostos amigos e até sua mulher. Após conhecer a misteriosa Lauren, ele fica intrigado e acaba descobrindo que toda sua vida foi monitorada por câmeras e transmitida em rede nacional.
Direção: Peter Weir
Cc: pelo seu aspecto metafórico enfocando o cenário televisivo e midiático contemporâneo)
 
16. Suicídio (2014)
4cc4dd4e758199b58a70583f26af2db8ef15f4e6
Sinopse: Para salvar a família da morte, um empresário fracassado precisa se suicidar.
Direção: Benny Fredmann
Cc: “Pela trama de suspense e situações inesperadas.”
Tweet about this on TwitterShare on FacebookGoogle+

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!