Screenshot

60 anos em stop-motion (Assista ao vídeo)

Os professores e alunos do Núcleo de Comunicação da Universidade Tuiuti do Paraná, que reúne os cursos de Jornalismo, Rádio e TV e Publicidade e Propaganda, contaram um pouco da trajetória dos 60 anos da instituição de forma lúdica.

A concepção do projeto, em um primeiro momento, foi coletiva e colaborativa. “As ideias foram lapidadas e houve uma pesquisa de referencial criativa e de conteúdo para a elaboração do roteiro, que foi desenvolvido por um grupo de alunos com supervisão de professores do Núcleo de Comunicação e da coordenação”, explica o coordenador dos cursos de Publicidade e Propaganda e Jornalismo, Fabio Witzki.

Segundo contou o professor Marcio JK, após a primeira etapa, começaram então os ajustes de roteiro e a pré-produção, que definiu as técnicas de captação (stop-motion) – direção de arte, tabuleiro, bonecos, caixa de jogos etc, direção de fotografia (luz, filtros etc). Nesse processo, outro grupo de alunos participou da criação/elaboração do layouts definitivos (mockups dos elementos).

“A parte de produção ocorreu efetivamente em três tardes, quando os alunos, com o auxílio do Laboratório de Som e Imagem e supervisão dos professores do NCom e do coordenador de curso, finalizaram a captação das imagens. Lembrando que foi utilizado o processo clássico de motion design, ou seja, foram produzidas aproximadamente 900 fotos utilizadas como frames do filme. Já a pós-produção contou com a colaboração de um aluno do curso de Rádio e TV que fez a edição em duas tardes”, explicou o professor JK.

Vale lembrar que a trilha utilizada no filme também foi composta e produzida por um professor do curso de Comunicação da Tuiuti, juntamente com um parceiro músico e a finalização do projeto (alterações, encaixe da trilha, assinatura) ficou ao cargo de outro grupo de alunos, com o auxílio do Laboratório de Som e Imagem.

Assista o resultado do trabalho!