Prêmio anac

Aluna da Pós-graduação UTP vence Prêmio ANAC 10 anos: Acadêmico e Jornalístico, subcategoria Regulação Técnica

A ex-aluna do curso de Ciências Aeronáuticas da Universidade Tuiuti do Paraná Vivian Tosin Vaz, agora aluna da pós-graduação em Gerenciamento de Empresa Aérea e Manutenção da UTP, ficou em terceiro lugar no Prêmio ANAC 10 anos: Acadêmico e Jornalístico, subcategoria Regulação Técnica. O trabalho “A implantação de Standard Operating Proceures como instrumento gerencial da segurança operacional de empresas aeroagrícolas” foi orientado pelo professor Mauricio Lorenzini Coelho. “Desde o começo eu sabia que a monografia seria voltada para a área de Segurança Operacional, pois sou apaixonada por este tema”, diz Vivian.

Segundo ela, o interessante foi aumentando na medida em que ia redigindo o trabalho. “Sentia que estava englobando as várias matérias que tive na pós como Regulamentação Técnica, Gestão Ambiental, Ética, Controladoria, Estatística, Gestão de Pessoas, Gestão da Qualidade, Certificação e Auditoria, Aeronavegabilidade, Segurança de Voo e até Marketing”, conta a aluna que diisse ainda que as aulas da professora Ângela Zatti foram totalmente esclarecedoras.

“Tive a orientação do professor Mauricio Lorenzini Coelho, cujas dicas foram de suma importância para a coesão final do trabalho. Eu tinha várias idéias, mas por vezes um capítulo ficava desconexo do outro. O professor Lorenzini então me orientou a abordar certos temas, os quais eu não imaginaria sem a ajuda dele, que acabou deixando o trabalho abrangente, conexo e sem perder o foco” contou agradecida.

O TRABALHO

Trata sobre a importância de empresas do ramo adotarem o SOP nas suas operações. O SOP nada mais é do que um “manual”, contendo todas as informações que os pilotos necessitam para operar a aeronave com segurança e eficiência. Mas também acaba sendo uma ferramenta auxiliar na tomada de decisões gerenciais. Aborda assuntos desde as limitações operacionais impostas pelo fabricante da aeronave até as maneiras operacionais que cada empresa julga pertinente a sua realidade.

Nossa regulamentação aeronáutica só exige que empresas aéreas comerciais e taxis aéreos, tenham este SOP publicado; mas para as Aeroagrícolas esta exigência não consta literalmente na lei. A aluna buscou tratar no trabalho, sobre a importância de se usar esta ferramenta de segurança operacional mesmo que a legislação não a imponha.

O PRÊMIO

Idealizado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e realizado pela Escola de Administração Fazendária (ESAF), o Prêmio tem por finalidade fomentar a produção acadêmica e jornalística sobre aviação civil, com abordagem dos tópicos de regulação econômica e técnica buscando o enfrentamento dos desafios do setor de aviação civil. O prêmio é parte das comemorações pelos 10 anos de criação da ANAC. O Prêmio é concedido em duas categorias: Trabalhos Acadêmicos – Monografias e Trabalhos Jornalísticos – Reportagens.