Aluna de Direito vence mundial de clubes de punhobol e visa mundial de seleções

Cristiane de Souza Huaska é aluna do 7º período do curso de Direito da Universidade Tuiuti do Paraná e divide suas horas entre os livros e a rotina de uma jogadora da Seleção Brasileira de Punhobol. A última conquista dela foi o Mundial de Clubes, mas já visando o Mundial de Seleções, que tem início em julho e selecionará as melhores atletas em nível nacional. Para a seleção serão realizados treinos e avaliações que indicarão a lista oficial, chamada de corte. Dez atletas irão viajar para representar o Brasil.

Cristiane conheceu o Punhobol aos 15 anos, por intermédio de uma amiga e logo entrou para o seu primeiro time: o Clube Rio Branco. Hoje, ela treina no Clube Duque de Caxias e faz parte da seleção brasileira feminina de Punhobol, em que joga na categoria adulta feminina. “Tenho um sonho que o esperte se torne olímpico e tenha visibilidade e reconhecimento no Brasil, pois na Europa já é. Também espero que os atletas não precisem tirar dinheiro do próprio bolso para poder competir, principalmente estando em uma seleção Brasileira representando o país”, diz Cristiane
O que é Punhobol? O Punhobol (faustball, em alemão, ou fistball, em inglês) é um esporte coletivo, precursor ao voleibol, com a diferença que é jogado em um campo de grama que mede 50m x 20m, com cinco jogadores de cada lado, podendo também ser muito maior do que uma quadra de vôlei.

O campo é dividido ao meio por uma rede ou cabo. Todas as jogadas são efetuadas com o punho fechado e as defesas são feitas com o antebraço. O país que mais pratica o esporte é a Alemanha.

Hoje, no Brasil são disputadas copas e campeonatos em todas as categorias: desde a mirim (13 anos), até veteranos (dividida em duas categorias: acima de 35 anos ou 45 anos), incluindo também a infantil (até 16 anos), juvenil (até 18 anos), júnior (até 21 anos) e adulto (sem idade para iniciar ou terminar participação). É um esporte altamente intuitivo para aplicação em escolas.

IMG_0333IMG_0404IMG_0403IMG_0409IMG_0412IMG_0405IMG_0408