1

Alunos e ex-alunos do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas fizeram bonito no Hackathon Paraná 2016

Os alunos e ex-alunos do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da UTP Guilherme Rangel Santana Santos, Igor José Melech Koubetch e Leonardo Fabricio Macedo Cavalli foram selecionados e participaram da maratona de programação do Hackathon Paraná 2016. O evento, realizado pelo Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano (SEDU), tinha como objetivo incentivar a criação de soluções inovadoras voltadas à gestão pública. As áreas abordadas foram: Transporte Público, Pesquisa Origem e Destino e Transparência em Obras Públicas, Fiscalização e Supervisão.

Dezenas de cabeças jovens e inovadoras se propuseram a transformar parte da realidade dos serviços públicos. Os participantes foram divididos em 11 equipes de trabalho e criação. O grupo Mobi Dataminer, do Igor José, ficou em segundo lugar. “Foi muito bacana participar, conheci diversas empresas e me acrescentou muito conhecimento”, disse Igor, que é ex-aluno do curso.

O grupo utilizou aplicativos chamados “beacons” (uma espécie de GPS indoor com precisão incrível), que possuem inúmeras utilidades. A ideia é que eles fossem instalados dentro dos ônibus, nos terminais e tubos e cada vez que o cidadão passasse por um desses “beacons”, o Bluetooth do celular seria automaticamente ligado, gerando informação sobre a lotação, tempo de espera e os deslocamentos dos ônibus.

O evento apresentou surpresas e brincadeiras para extrair o melhor de cada um: talento, criatividade e generosidade para com o próximo, neste caso, a população e os gestores públicos do Paraná.