IMG_6856

Cursos de Fonoaudiologia e Nutrição promovem workshop de receitas para pacientes disfágicos

As professoras Dra. Maria Cristina de Alencar Nunes e Dra. Rosane Sampaio Santos, com o apoio da chef fonoaudióloga Suzanne Bettega e da parceria da Nestlé Health Science, com as nutricionistas Victória Pagliosa (Assessora Técnica) e Camila Pinzon Andreta, organizaram um workshop de receitas para pacientes disfágicos, na cozinha experimental da Universidade Tuiuti do Paraná.

O evento foi realizado para familiares, profissionais e alunos dos cursos de Nutrição e Fonoaudiologia, com objetivo de explicar, orientar e demonstrar um cardápio alimentar utilizando o espessante alimentar Resource ThickenUp Clear e as receitas do livro da Nestlé Health Science. “É muito interessante para os alunos, profissionais e familiares aprenderem receitas com o espessante alimentar para poderem explicar e realizar variedades na dieta do paciente disfágico”, contou a professora Maria Cristina.

Todos os participantes receberam um kit contendo o livro de receita da Nestlé, sachês do espessante alimentar Resource ThickenUp Clear e do ThickenUp Quench, caneta, panfletos e uma colher da Nestlé.

Foram realizadas três receitas do livro: o primeiro preparo realizado pela chef fonoaudióloga Suzanne Bettega foi a receita salgada (Creme de Abóbora com Especiarias); o segundo, a bebida (Água Saborizada com Limão-Siciliano e Pepino) e por último, o doce (Smoothie de Morango).

Todos degustaram, experimentaram e prepararam as consistências alimentares desejadas (néctar, mel ou pudim), com o espessante Resource ThickeUp Clear.

A novidade foi o ThickenUp Quenc, uma solução inovadora e refrescante com sabor de limão para aliviar os efeitos de boca seca, diminuição de paladar e sensação de sede.

O que é – A disfagia é sintoma de uma doença de base que pode acometer qualquer parte do trato digestivo desde a boca até o estômago e pode causar complicações como a desnutrição, a desidratação e complicações respiratórias.

IMG_6845