Untitled-1

Evento de Celebração aos 50 anos da FUNDACENTRO faz homenagem à UTP

Dias 26 e 27 de setembro de 2016, foram celebrados os 50 anos da FUNDACENTRO na sede do Paraná. Nesse dia, foram homenageadas as instituições parceiras, em Curitiba e a Universidade Tuiuti do Paraná – UTP foi uma delas.

A FUNDACENTRO foi criada em 1966 pelo Ministério do Trabalho, com a missão de produção e difusão de conhecimentos que contribuam para a promoção da segurança e saúde dos trabalhadores e das trabalhadoras, visando ao desenvolvimento sustentável, com crescimento econômico, equidade social e proteção do meio ambiente.

A parceria com a UTP iniciou-se em 2003, no núcleo de estudos saúde auditiva enfoque ambiental e ocupacional, coordenado até 2009 pela Dra. Thais Morata, em prol da Saúde e Segurança do Trabalhador.

Atualmente, a parceria continua com os dois núcleos de Estudos da linha de pesquisa “Promoção da Saúde Auditiva nos Diferentes Ciclos de Vida”,  são eles: Núcleo de Estudos: Promoção da Saúde Auditiva na Infância e Adolescência e Núcleo de Estudos: Trabalho, Saúde e Sociedade, do programa de Mestrado e Doutorado em Distúrbios da Comunicação, coordenados pelas professoras Adriana Lacerda, Claudia Gonçalves e Débora Lüders.

Na ocasião da comemoração do cinquentenário da FUNDACENTRO, a Prof. Dra. Adriana Lacerda proferiu a palestra intitulada “FUNDACENTRO E UTP: Histórico e Perpectivas em Pesquisas sobre Segurança e Saúde no Trabalho” onde foram apresentadas as pesquisas científicas produzidas nos dois núcleos de estudos acima citados, em parceria com a FUNDACENTRO, assim como seus resultados e desdobramentos.  Ao todo, sete projetos relacionados à saúde auditiva do trabalhador foram apresentados, englobando ações com pescadores, agricultores, servidores da saúde, policiais, músicos, professores e escolares.

Fonte: Assessoria FUNDACENTRO