scanner prova ENADE copy

TCC de aluna de Estética e Cosmética da UTP é citado em questão do ENADE 2016

Entre as 40 questões do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2016, que aconteceu no dia 19 de novembro, em todo o Brasil, uma da prova de Tecnologia em Estética e Cosmética deixou professores e alunos do curso da Universidade Tuiuti do Paraná muito felizes e surpresos. A questão discursiva número três da prova foi baseada no Trabalho de Conclusão de Curso da ex-aluna da Tuiuti Patrícia Kranz Sabbag, que teve a orientação da professora Silvia Patrícia de Oliveira e coorientação da professora Neiva Cristina Lubi. O artigo intitulado “Estrias e suas abordagens terapêuticas” foi escrito em 2010 e publicado em um site de TCCs, motivo pelo qual, segundo a professora Silvia Patrícia, ele foi escolhido para o exame. “A aluna iniciou a pesquisa com um préprojeto, no 5º período e trabalhou nele durante todo o semestre. No 6º período, ela desenvolveu o artigo. Lembro que ela fez uma vasta pesquisa, pois o artigo era uma revisão bibliográfica. O artigo foi revisado pelos orientadores e pelo professor de metodologia cientifica e só então ela defendeu em uma banca examinadora para qualificação do trabalho”, relembra orgulhosa a professora Patrícia.

Debutando – Foi a primeira vez que o curso de Tecnologia em Estética e Cosmética da Tuiuti participou do ENADE e foi uma surpresa muito grande para professores e alunos quando receberam a notícia do MEC. “Ficamos muito apreensivos, mas acredito que nossas alunas se saíram bem. Nós trabalhamos em cima das oficinas integrativas para fazer um ‘remember’ dos conteúdos que seriam aplicados, durante um longo período. A expectativa é muito grande”, contou a coordenadora do curso Cynthia Maria Rocha Dutra.

A prova do Enade tem duas partes: uma de formação Geral, com 10 questões (sendo oito de múltipla escolha e duas discursivas) e outra de componentes específicos, com 30 questões (sendo 27 de múltipla escolha e três discursivas). Nesta edição, foram avaliadas as áreas de saúde, ciências agrárias e áreas afins. Participaram do exame estudantes dos cursos de Agronomia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina Veterinária, Nutrição e Odontologia. Também foram avaliados os concluintes de cursos tecnólogos nas áreas de Agronegócio, Estética e Cosmética e Radiologia.

SOBRE O ENADE – O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação. O Enade é obrigatório e a situação de regularidade do estudante no Exame deve constar em seu histórico escolar. O objetivo do Enade é avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial, integrando o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).