biblioteca_utp

Tuiuti adquire nova base de pesquisa EBSCO para a biblioteca

A Universidade Tuiuti do Paraná adquiriu a base EBSCO para pesquisa de periódicos científicos, que já está ativa no TOTVS, em Url’s Externas. O software abrange todas as áreas e já pode ser consultado. “Isso abre um leque enorme de opções de consulta para os nossos alunos. O que vai facilitar muito a vida deles”, explica a bibliotecária Heloisa Jacques da Silva.

A EBSCO Host é uma das maiores empresas privadas dos Estados Unidos e um dos principais agregadores de banco de dados de periódicos científicos do mundo, oferecendo um conjunto de quase 375 bancos de dados de pesquisa secundária e texto integral.

Atende às necessidades de informação dos pesquisadores em todos os níveis, fornecendo às bibliotecas conteúdo e serviços necessários para trazer os mais recentes e as melhores informações para os pesquisadores.

Passo a passo: Acesse o TOTVS > Educacional > Url’s externas > EBSCO > Selecione bases de dados e clique em continuar > Digite o que deseja procurar e selecione os filtros que julgar necessário > Clique em pesquisar.

Bibliotecas Tuiuti – A Tuiuti possui uma biblioteca central e três setoriais, totalizando um acervo de 79.627 títulos e 202.796 exemplares disponíveis para consulta local e empréstimo domiciliar para alunos de graduação, especialização, mestrado, doutorado, egressos, funcionários, professores, instituições parceiras e comunidade local.

Normas da ABNT – Além de todo o acervo impresso, Tuiuti também conta com uma biblioteca digital e fornece as Normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) online e gratuitamente para consulta em todas as bibliotecas. “Foram contratadas 100 normas com a ABNT e o acesso é somente na biblioteca. Estamos providenciando a impressão e a catalogação em nosso sistema. Após esse procedimento, as Normas estarão disponíveis para uso exclusivo na biblioteca, ou seja, elas não poderão ser emprestadas”, explica Heloisa.

Empréstimos – Para utilizar as bibliotecas e realizar empréstimos é necessário ter em mãos a carteirinha de estudante ou um documento oficial com foto, como a carteira de identidade ou carteira nacional de habilitação. “Um detalhe importante é que a quantidade de livros por empréstimo e o tempo de permanência varia de acordo com o tipo de usuário.”