Gandolfi 1

Universidade Tuiuti concede título de Doutor Honoris Causa ao arquiteto e urbanista Roberto Luiz Gandolfi

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – CONSEPE da Universidade Tuiuti do Paraná concedeu ao arquiteto e urbanista e professor dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Tecnologia em Design de Interiores da Universidade Tuiuti Roberto Luiz Gandolfi o Título de Doutor Honoris Causa. A data de ontem (04/10), foi estrategicamente escolhida por ser comemorado também o aniversário de Gandolfi.

A relevância profissional do filho de emigrantes italianos indiscutivelmente e mundialmente reconhecida foi ressaltada nas palavras do reitor da Universidade Tuiuti do Paraná, Luiz Guilherme Rangel Santos. “A Universidade Tuiuti do Paraná vive hoje um dia muito especial ao outorgar a maior honraria universitária ao nosso querido amigo e professor o título de Doutor Honoris Causa. Temos o privilégio de ter em nossa instituição o único expoente da arquitetura contemporânea. Seu poder de transformar a vida das pessoas com traços fantásticos, somado à sua simplicidade, ao seu amor pelo ensino e à sua exigência para com seus alunos denotam, reluzem e transbordam sua paixão pela arquitetura. Não é minha obrigação agradecer, é gratidão mesmo”, disse o reitor.

Desde que se estabeleceu em Curitiba, em 1964, o paulistano Roberto Gandolfi dedicou-se ao magistério e a um escritório de arquitetura. Para o arquiteto, “o desenho é o principal instrumento de trabalho para o ensino e para o projeto. Fazemos da sala de aula um escritório de arquitetura.”

Entre as inúmeras obras de Gandolfi, destacam-se: o prédio da Petrobrás, no Rio de Janeiro; o Tribunal de Contas do Paraná – Passarela de Ligação entre o Edifício Sede e Anexo; Museu do Automóvel, em Curitiba; as sedes do Citibank, em Curitiba e Porto Alegre, além das inúmeras premiações nacionais e internacionais de Arquitetura, como a Biblioteca Central de Salvador; o Complexo turístico Internacional Euro Kursaal, na Espanha; Mercado Municipal de Porto Alegre; Biblioteca Central do Estado da Bahia e a Sede do Banco do Brasil, em Caxias do Sul.Gandolfi 7

Gandolfi 3Gandolfi 6Gandolfi 2Gandolfi 4Gandolfi 5