UTP é sede da XX SOCINE e evento de abertura lota Teatro Fernanda Montenegro

A palestra de abertura da XX SOCINE, que este ano está sendo realizada na Universidade Tuiuti do Paraná, com o filósofo analítico Noël Carroll, considerado uma das figuras mais importantes da filosofia contemporânea, lotou o Teatro Fernanda Montenegro, na noite desta terça-feira. Ao todo serão 477 apresentações para 600 pessoas inscritas.

“Trata-se de um evento muito importante para a Tuiuti, pois estamos no quadriênio, onde temos que apresentar as nossas projeções para a CAPS”, explica a organizadora geral do evento, professora do Mestrado e Doutorado em Comunicação e Linguagens da UTP, Denize Araújo.

SOCINE – A Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual foi criada em novembro de 1996, com o objetivo de promover a realização e o intercâmbio de pesquisas e estudos de cinema em suas mais diferentes manifestações, incentivando assim a reflexão e a troca de ideias sobre cinema e audiovisual no Brasil. Hoje, a Socine conta com mais de 1600 sócios, a grande maioria professores e alunos de pós-graduação.

“O primeiro encontro da Sociedade foi feito com 20 pessoas e hoje, 20 anos depois, temos mais de 500 pessoas inscritas. É o momento em que você escuta o trabalho de outros pesquisadores, se concentra em desenvolver novas ideias e depois se desdobra em publicações, grupos de pesquisa e orientações. Em síntese, esse é o momento mais importante da sociedade é o momento que unimos praticamente todos os pesquisadores de cinema e áudio”, explica o presidente da SOCINE, Cezar Migliorin,

Os encontros anuais promovidos pela SOCINE se configuram como o espaço mais importante para a divulgação e o debate de estudos e pesquisas voltados para as manifestações do fenômeno cinematográfico e áreas afins. O encontro anual é também parte do esforço da entidade em propiciar oportunidades concretas de interação entre os profissionais, produtores, críticos, pesquisadores, professores e estudantes do campo do audiovisual das diferentes regiões do país.

Para o presidente, a importância do evento cresceu devido a uma centralidade das questões ligadas ao cinema audiovisual no mundo todo e à importância de ter isso como uma área específica de trabalho e pesquisa. “O crescimento das universidades durante o governo Lula foi muito importante para isso também. Muitas universidades foram criadas neste meio tempo, novos departamentos, muitos professores contratados, muitos programas de pós-graduação foram abertos e isso é o que dá possibilidade de se ter tantos alunos de pós-graduação e professores. No departamento que eu dou aulas, há 15 anos, por exemplo, no início eram apenas 10 professores, hoje, somos em 22 e isso não acontece sem um investimento público, já que é uma universidade federal.”

Vale lembrar que a SOCINE fez uma parceria com o Festival Internacional de Cinema, que começa amanhã, no Shopping Crystal.

IMG_7845IMG_7801IMG_7912