Acesse o conteúdo

4 oportunidades de trabalho na área do curso de Radiologia

Universidade Tuiuti

Universidade Tuiuti

4 oportunidades de trabalho na área do curso de Radiologia

Sempre que vamos ao hospital para fazer uma radiografia somos atendidos por um Tecnólogo em Radiologia. A Radiologia é a especialidade médica que se ocupa em gerar as imagens do interior do corpo através de diferentes meios, como os Raios X, Ultrassom e os campos magnéticos.

Como você já sabe, as imagens obtidas são utilizadas para o diagnóstico e o tratamento de pacientes, por isso a radiologia não deve ser confundida com a Radioterapia, o tratamento para o combate do crescimento de tumores com radiação. No entanto, quem decide estudar em uma faculdade de Radiologia aprende a conduzir os procedimentos. 

O curso de Radiologia

No curso de Radiologia em Curitiba, você irá aprender de forma científica e global os conhecimentos necessários para o uso da tecnologia radiológica, a docência, investigação e os procedimentos radiológicos no ser humano e em animais. Na Universidade Tuiuti unimos a teoria e a prática, através do estágio supervisionado, orientado por profissionais experientes na área. Também contamos com o Laboratório Escola de Radiologia, que possui  todos os equipamentos necessários para colocar os conhecimentos adquiridos em prática, adquirindo a experiência tão importante no mercado de trabalho.

curso de Radiologia é tecnológico, ou seja, os estudos são voltados para conhecimentos específicos da profissão, como Anatomia Humana, Radiação, Radiologia Odontológica, Veterinária, Intervencionista, Inglês instrumental e outras matérias.      

O mercado de trabalho é amplo e variado, pois a Radiologia se faz presente onde é necessária a utilização de aparelhos que emitem radiação. Diferente do que se conhece, o Tecnólogo em Radiologia pode atuar em diferentes áreas, e não só em hospitais ou na área da saúde. Na continuação, listamos 4 oportunidades de trabalho na área de Radiologia. Confira! 

[CTA BANNER] - Curso Tecnologia em Radiologia

Oportunidades de trabalho

As oportunidades de trabalho listadas a seguir são relacionadas ao Tecnólogo em Radiologia, considerado um curso superior. Existe o curso técnico em Radiologia, na qual a atuação do técnico é limitada. Para poder exercer a profissão de Radiologista amplamente, tendo uma remuneração alta, realize o curso superior.   

O salário de um Radiologista pode variar de acordo com sua função. Conheça o mercado de trabalho do Radiologia, as principais áreas de trabalho e o salário:

1- Centros de Saúde 

Seja em hospitais ou clínicas, o Tecnólogo em Radiologia é o único profissional que pode manusear aparelhos que emitem radiação. Graças aos avanços tecnológicos, estes aparelhos são utilizados para ter imagens internas do paciente, podendo identificar doenças, assim como realizar tratamentos. Por isso, esta é sua principal área de atuação. 

A média salarial é de R$ 2.428,00, podendo chegar a R$ 3.033,00. Os valores variam de acordo com o porte da empresa, o cargo e a carga horária de trabalho. Lembrando que quem atua diretamente nos processos radiológicos, sendo exposto a radiação, recebe adicionalmente insalubridade ou periculosidade,   

2- Radiologia Veterinária:

A Radiologia está presente na Medicina Veterinária. Diferente do que geralmente se pensa, a radiologia não faz somente o diagnóstico por imagem em animais, também é utilizada para tratamentos. A Radiologia realiza o diagnóstico e tratamento de animais de pequeno e grande porte. Se gosta de animais, esta é a área da radiologia que encaixa com você! 

O mercado de trabalho como Tecnólogo em Radiologia para animais é novo, porém grande, pois nos últimos anos a preocupação com o bem-estar de animais tem crescido exponencialmente. O salário se mantém o mesmo do trabalho em centros de saúde, porém, se você prefere trabalhar com animais no lugar de pessoas, esta é a área recomendada.  

3- Radiologia Industrial 

A radiologia também está presente nas indústrias. Muito utilizada no controle de qualidade, também é conhecida como gamagrafia, por utilizar a radiação X ou raios gama. Quem decide atuar nesta área poderá trabalhar em indústrias petroquímicas, aeronáuticas, de papel, de cabos de aço, no setor gemológico e em outras áreas em que a radiação seja necessária. 

O salário varia de acordo com a área de atuação, porte da empresa e cargo do radiologista. O profissional pode atuar em instituições públicas e particulares, e em alguns casos é exigida uma especialização. 

4- Alfândegas

Seja em aeroportos, portos, fronteiras ou em outros lugares que utilizam os mesmos equipamentos, como estádios e presídios, o Tecnólogo em Radiologia é responsável pela inspeção de bagagens, cargas, malas, containers, verificando que não há contrabando ou tráfico. 

Para trabalhar nesta área em instituições públicas é necessário realizar concurso. Porém, ao ser concursado, o profissional ganha estabilidade. 

Veja também:

Por onde começar?

Ficou interessado nesta profissão e quer começar com o pé direito? O primeiro passo para entrar na área da Radiologia é escolher um bom curso. Para que você reconheça um bom curso de Radiologia, listamos 5 dicas de como escolher a melhor formação de Tecnólogo em Radiologia

Como você já sabe, na Universidade Tuiuti do Paraná você encontra tudo o que precisa para realizar um curso superior de qualidade, com professores experientes e a vantagem de entrar no mercado de trabalho rapidamente. 

Ao se formar, você estará capacitado para realizar exames como radiografias, ultrassom e mamografias, assim como  tratamentos como quimioterapia, além de utilizar os aparelhos que emitem radiação, e como seguir todos os procedimentos com segurança. Dependendo da área escolhida, você terá que trabalhar em grupo, seja com a equipe médica em centros de saúde ou com outros profissionais em indústrias. 

Ficou interessado? Não espere mais! Estude Radiologia em Curitiba e seja um profissional de destaque. Conheça mais sobre o curso de Radiologia, formas de ingresso e financiamentos em nossa página.

Saiba como escolher seu curso de Radiologia!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *