Estudar no exterior permite ao aluno enriquecer o seu currículo e aprimorar sua formação profissional. Permite melhorar o domínio de uma língua estrangeira, quando os estudos são realizados em países de língua não-portuguesa. No exterior, é possível realizar estudos de pós-graduação, frequentar um semestre letivo de acordo com as regras de cada instituição, cursar disciplinas isoladas etc. No Brasil, também é possível realizar intercâmbio em instituições de ensino ou participar de projetos de pesquisa e de extensão.

Os cursos de graduação e as faculdades da UTP têm autonomia para estabelecer convênios nacionais e internacionais. Para realizar um intercâmbio não é necessário que a UTP possua convênios com outros países ou instituições de ensino.

Recomenda-se que os alunos interessados em participar de um intercâmbio nacional ou internacional, realizem as seguintes etapas:
1ª) Estabelecer um planejamento pessoal decidindo sobre: a) seus interesses (estudar línguas; freqüentar um semestre letivo; solicitar transferência; frequentar cursos de extensão ou de pós-graduação); b) sobre suas prioridades (países para os quais deseja viajar ou instituições nas quais deseja estudar);
2ª) Verificar junto à coordenação se existem convênios em vigor na sua área ou no seu curso que possam se adequar ao planejamento estabelecido;
3ª) Estudar línguas. É importante lembrar que o domínio básico de uma língua pode não ser suficiente para atender os requisitos exigidos por um curso de pós-graduação no exterior;
4ª) Realizar um levantamento dos custos necessários para estudar em um outro país. A UTP disponibiliza em sua página uma relação de países, agências governamentais e sites específicos.

É necessário possuir o máximo de informações possíveis para tomar a decisão mais acertada. Consulte LINKS ÚTEIS disponível abaixo.

Qualquer dúvida, entre em contato com a Assessoria de Relações Institucionais da UTP através do e-mail abaixo:

ASSESSORIA DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS (ARI)
Responsável: Profª. Ana Margarida de Leão Taborda
E-mail: ana.taborda@utp.br
Atendimento: De Segunda a Sexta-feira, das 9h às 12h.

CAMPUS PROFESSOR SYDNEI LIMA SANTOS (BARIGUI)
Pró-Reitoria de Promoção Humana
Rua Sydnei Antônio Rangel Santos, 245, sub solo PROPPE
Santo Inácio – CEP: 82.010-330
Fone/Fax: 55-(41) 3331-8110
Curitiba, Paraná, Brasil.