Biotecnologia - UTP - Universidade Tuiuti do Paraná

CURSOS

Biotecnologia


Objetivo do curso

O bacharel em Biotecnologia, formado pela Universidade Tuiuti do Paraná, estará apto a atuar eticamente em pesquisa, desenvolvimento, administração e gerenciamento de produtos obtidos pela manipulação de agentes biológicos.

Em sua formação científico-tecnológica e multidisciplinar terá oportunidade de desenvolver conhecimentos em Química, Física, Engenharia, Economia, Ciências Biomédicas, Ciências Farmacêuticas, Ciências Agrárias, Veterinárias.

Os conhecimentos das ciências básicas e da tecnologia aplicada à biociência permitirão ao profissional da biotecnologia encontrar soluções e desenvolver produtos e processos que podem auxiliar a produção agrícola, a indústria farmacêutica, indústria alimentícia, a tecnologia da informação, na cura e prevenção de doenças e na preservação do meio ambiente. Suas ações estão focadas na melhoria da qualidade de vidas das populações.

A Biotecnologia foi escolhida como área prioritária em programas estratégicos do Governo Federal em conformidade de Política Industrial Tecnológica e de Comércio Exterior. O Estado do Paraná é referência no agronegócio e apresenta-se como um futuro pólo científico das agro-biotecnologias.

Campo de Atuação

O Bacharel em Biotecnologia terá a oportunidade de trabalhar em novas áreas do conhecimento tais como genômica e proteômica, biologia forence, nanobiotecnologia e biofábricas, cadeias produtivas bioindustriais entre outras.

Algumas áreas de atuação do profissional são: pesquisa e desenvolvimento, seleção, produção e controle de qualidade de produtos obtidos por biotecnologia; gerenciamento de aspectos técnico-científicos de laboratórios de pesquisa, desenvolvimento e/ou prestação de serviços em biotecnologia em unidades de produção de insumos ou incubadores empresariais vinculados ao fomento a empresas biotecnologicas; gerenciar aspectos técnico-científicos de laboratórios de pesquisa, desenvolvimento e/ou prestação de serviços em biotecnologia, incubadores empresariais vinculados ao fomento a empresas biotecnológicas ou unidades de produção de insumos biotecnológicos.

Além disso, poderá também participar de avaliação de viabilidade econômica na área da bioindústria; controle de patentes industriais e tecnologias na área de biotecnológica; na formação administração e gestão de recursos humanos, financeiros, tecnológicos e materiais em empresas, indústrias e instituições de pesquisa.

Dados Legais:
Reconhecido pela Portaria nº 305 de 27/12/12
Publicado no D.O.U nº 251 em 31/12/12
Retificação publicada no DOU em 24/12/14
Avaliação de Regulação: conceito “4”

DURAÇÃO

8 Semestres (4 anos)

TURNO

Noite

CAMPUS

PROF. SYDNEI LIMA SANTOS

COORDENAÇÃO

Camila Nunes De Morais Ribeiro

FONE

(41) 3331-7872

E-MAIL

camila.ribeiro@utp.br