Acesse o conteúdo

Pós-graduação lato sensu ou stricto sensu, qual o perfil de cada um?

Universidade Tuiuti

Universidade Tuiuti

Pós-graduação lato sensu ou stricto sensu, qual o perfil de cada um?

Cada vez mais cobrado pelo mercado, a pós-graduação é o próximo passo da trajetória profissional. Contudo, sabemos que escolher o curso ideal é tão difícil – ou mais – quanto selecionar a graduação, afinal, estamos falando de uma formação bem mais específica e que afetará diretamente a sua carreira.

Para resumir, existem duas modalidades de pós: a stricto sensu, que contempla os cursos de mestrado e doutorado, e a lato sensu, que engloba as especializações e os MBAs (Master Business Administration). Cada uma dessas opções possui um objetivo diferente e é isso o que pretendemos lhe mostrar com esse post. Confira a seguir!

Especialização

Voltado para atender o mercado de trabalho e com um currículo mais técnico, as especializações duram cerca de 1,5 anos à 2 anos e seguem os parâmetros lato sensu. É uma pós indicada para quem pretende adquirir habilidades extras na profissão e, para cursá-la, precisará apenas do diploma de ensino superior. Ao final do curso, você receberá o título de especialista da área escolhida e, a partir daí, poderá atuar no segmento desejado. 

MBA

Uma pós-graduação que também segue as normas lato sensu, o MBA é ideal para você que trabalha na área administrativa, de gestão de empresas, marketing e negócios. Ao concluir o curso, estará mais preparado para liderar pessoas e entender o mundo dos negócios mais amplamente. Porém, ao contrário da especialização, não receberá um título, mas um certificado de conclusão, igualmente valorizado no mercado.

Veja Também:

Mestrado

Já na modalidade stricto sensu, temo o mestrado que é subdividido em duas categorias: o mestrado profissional e o acadêmico. O profissional é a melhor opção para você que ainda tem dúvidas se deseja atuar no mercado de trabalho ou no meio acadêmico, pois com esse título, poderá atuar nos dois setores. Possui duração mínima de 24 meses e engloba áreas interdisciplinares, da engenharia, administração e cursos de ensino.

Por outro lado, caso esteja procurando a pós para aprofundar seus conhecimentos acadêmicos e iniciar um trabalho de pesquisa, o mestrado acadêmico é a recomendação. No início do curso, você receberá a orientação de um doutor da área de estudo escolhida, que te acompanhará ao longo de sua pesquisa. 

A formação dura em torno de 24 meses, no qual deverá desenvolver uma dissertação sobre um determinado assunto, com metodologia adequada para aplicação em diversas áreas do conhecimento. No final, obterá seu diploma e título de mestre.

Doutorado

Esse é o grau mais alto da pós. Aqui no país, possui duração mínima de 48 meses e é indicado para quem deseja atingir a excelência no meio acadêmico. Existem duas formas de entrar para o doutorado: após concluir o mestrado ou por indicação devido a um desempenho destacado na graduação. Ao fim da formação, você receberá um diploma e o título de doutor.

Escolher a pós-graduação correta direcionará a sua carreira e aumentará as suas chances de conseguir cargos mais altos. Para isso, você deve determinar quais são seus objetivos profissionais e o quais conhecimentos deseja ampliar.

Ainda está em dúvida sobre qual pós-graduação escolher? Entenda as principais diferenças entre a pós stricto sensu e lato sensu de uma vez por todas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *