Acesse o conteúdo

Psicoterapia de orientação psicanalítica e psicanálise

Universidade Tuiuti

Universidade Tuiuti

Psicoterapia de orientação psicanalítica e psicanálise

Na psicologia, há várias abordagens, como a Psicologia Comportamental, a Humanista e a Analítica. Na psicoterapia de orientação psicanalítica, a psicanálise é a abordagem escolhida, sendo uma estratégia criada por Freud para entender os desejos e comportamentos inconscientes do ser humano.  

Na rotina da profissão, tanto o psicoterapeuta quando o psicanalista devem ouvir seus pacientes e interpretar seus relatos. Eles ajudam a superar medos e traumas, trazem mais autoconhecimento, buscam a origem de determinados sentimentos, entre outras questões. Porém, esses profissionais apresentam algumas diferenças, principalmente em seus objetivos e formação, confira:

Objetivos

A psicoterapia de orientação psicanalítica é um método de tratamento baseado na psicanálise, mas com objetivos diferentes e menor duração. Em ambos os tratamentos, é considerado o conteúdo manifesto, isso é, o que o paciente compartilha, e também o conteúdo latente.

A psicanálise é uma investigação profunda na mente do paciente, o que requer muitas sessões. O método de Freud tem o objetivo de promover mudanças estruturais, inclusive na personalidade, por isso torna necessário acessar o inconsciente e lidar com angústias, memórias e inseguranças.

Na psicoterapia de orientação psicanalítica, as mudanças não são estruturais, e sim adaptativas. O objetivo é melhorar a relação entre o paciente e a sociedade. Assim, são aliviados os sintomas de possíveis distúrbios e o paciente tem mais qualidade de vida. É necessária uma quantidade menor de sessões para perceber a melhora do paciente.

Formação profissional

Para ser um psicoterapeuta de orientação psicanalítica é necessário ter um diploma de Psicologia ou de Medicina, para então cursar a pós-graduação na área. No caso dos médicos, o ideal é que tenham também a formação em psiquiatria.

Já os psicanalistas não têm a profissão regulamentada no Brasil, de forma que não existe um curso regulamentado pelo MEC na área. É indicado ter concluído um curso superior antes de começar um curso livre de psicanálise, mas não é obrigatório. Para ser psicanalista é preciso ter conhecimento teórico e também experiência comprovada como paciente de psicanálise.

Mercado de trabalho

Ambos os profissionais prestam atendimento terapêutico clínico, sendo o consultório seu principal local de trabalho. Na psicanálise, o mais comum é atender seus pacientes de maneira autônoma, embora esse profissional possa trabalhar também em empresas. Outra possibilidade é investir em pesquisas e então ministrar palestras e cursos na área.

Já o psicoterapeuta de orientação psicanalítica tem uma área de atuação mais ampla, pois é contratado também por escolas e hospitais, por exemplo. Assim como no consultório, em outras instituições ele presta atendimento especializado e é capaz de identificar uma série de transtornos mentais.

A psicanálise requer um número maior de sessões e tratamentos mais longos, de forma que, por motivos financeiros, acaba sendo menos procurada pela população. Assim, há uma demanda maior pela psicoterapia de orientação psicanalítica.

Para ter um consultório de psicanálise é necessário ter apenas uma credencial emitida pela Ordem Nacional dos Psicanalistas. Já para atuar como psicoterapeuta, independente da abordagem, é necessário ter um diploma de curso superior e também o registro profissional no Conselho Regional de Psicologia ou de Medicina.

Tanto a psicanálise quanto a psicoterapia de orientação psicanalítica são tratamentos são eficazes, quando aplicados da maneira correta. Entretanto, seus objetivos são diferentes, assim como o tempo dedicado à cada tratamento e a formação educacional necessária.

A pós-graduação em Psicoterapia de Orientação Psicanalítica da Universidade Tuiuti permite compreender bem as patologias psíquicas e atuar como terapeuta psicanalítico. Conheça melhor esse curso no nosso site!

Nova call-to-action

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *