Curso Superior de Tecnologia em Manutenção de Aeronaves - UTP - Universidade Tuiuti do Paraná

CURSOS

Curso Superior de Tecnologia em Manutenção de Aeronaves


Os cursos superiores de graduação tecnológica na área da aviação, ministrados pela Faculdade de Ciências Aeronáuticas (FACAERO) da Universidade Tuiuti do Paraná, instituição pioneira no estado nesse segmento, formam e disponibilizam ao mercado aeronáutico, profissionais de nível superior, com elevadas capacitações tecnológicas, científicas e multidisciplinares.

 
Manutenção de Aeronaves

O Curso Superior de tecnologia em Manutenção de Aeronaves da UTP tem por finalidade formar profissionais habilitados a trabalhar na área de transporte aéreo e atuar no sistema de manutenção de aeronaves. Ao longo do curso, o aluno adquire conhecimentos técnicos, administrativos e logísticos na área de manutenção, além do gerenciamento de recursos humanos e materiais. Para obter a graduação, o profissional deverá também ser avaliado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), com a finalidade de obter pelo menos uma, das três habilitações oferecidas pela ANAC (GMP, CEL e AVI), no decorrer do curso. GMP (Grupo Motopropulsor): esta habilitação permite que o profissional trabalhe com os principais tipos de motores de avião: convencional ou a reação e com os sistemas de hélices e rotores, que completam os principais sistemas do grupo. CEL (Célula): permite que o profissional trabalhe com seguintes sistemas: pressurização, ar condicionado, pneumáticos e hidráulicos, além da parte estrutural de aviões e helicópteros (fuselagem). AVI (Aviônicos): permite que o profissional trabalhe com os componentes elétricos e eletrônicos das aeronaves, tais como os instrumentos de navegação, de comunicação, sistemas elétricos e radar de bordo.

shutterstock_1675151 4

Campo de atuação

Empresas de manutenção de aeronaves e de Transporte Aéreo Regular; Oficinas de Manutenção de Aeronaves; Empresas de Táxi Aéreo e Escolas de Aviação.

shutterstock_6314206



Dados Legais:
Reconhecido pela Portaria Normativa nº 40, de 12.12.2007
Republicado no DOU nº 249 em 29.12.2010
Avaliação de Regulação: conceitos “C, C, C”
 

DURAÇÃO

6 Semestres (3 anos)

TURNO

Noite

CAMPUS

PROF. SYDNEI LIMA SANTOS

COORDENAÇÃO

Rodolfo Enrique Perdomo

FONE

(41) 3331-7920

E-MAIL

rodolfo.perdomo@utp.br