Curso Superior de Tecnologia em Pilotagem Profissional de Aeronaves - UTP - Universidade Tuiuti do Paraná

CURSOS

Curso Superior de Tecnologia em Pilotagem Profissional de Aeronaves


Os cursos superiores de graduação tecnológica na área da aviação, ministrados pela Faculdade de Ciências Aeronáuticas (FACAERO) da Universidade Tuiuti do Paraná, instituição pioneira no estado nesse segmento, formam e disponibilizam ao mercado aeronáutico, profissionais de nível superior, com elevadas capacitações tecnológicas, científicas e multidisciplinares. A FACAERO está instalada dentro do Aeroporto do Bacacheri, imersa, portanto, no meio aviatório em que os seus alunos atuarão no futuro, o que lhes proporciona convívio diário com profissionais da aviação local, provenientes das mais diversas regiões do país e até mesmo do exterior.

Pilotagem Profissional de Aeronaves

O Curso Superior de Graduação em Tecnologia de Pilotagem Profissional de Aeronaves oferece formação teórica por meio de aulas expositivas e atividades práticas em laboratórios e em treinador de procedimentos de cabine, o que permite ao aluno ganhar condições de gerenciar os modernos sistemas de informação para conduzir os vôos com profissionalismo. A instrução enfoca, principalmente, o aspecto de doutrina, padronização e segurança, além de sedimentar no futuro piloto a cultura gerencial necessária para conduzir com sucesso as tripulações e passageiros, tanto em situações de normalidade, como de emergência, que podem surgir num vôo. O piloto, também, poderá exercer funções de gerenciamento na área operações, dentro de uma empresa aérea. Dessa maneira, a FACAERO forma profissionais destinados a atuar no mercado da aviação civil com excelência técnica e humanística, capazes de acompanhar a rápida evolução do setor aeronáutico, reconhecidamente dinâmico e precursor na utilização de novos equipamentos, sistemas e procedimentos.

O curso é desenvolvido em duas fases: acadêmica e prática. Na fase acadêmica, ministrada pela FACAERO, o candidato estuda as disciplinas formativas (bases acadêmica, técnica e gerencial), a fim de desenvolver o potencial intelectual e preparar-se adequadamente para o desempenho do comando de uma aeronave. A fase prática é realizada à parte, em escola de aviação homologada pela ANAC. Nessa etapa, o candidato deve realizar ao menos 100 horas de vôo, em helicóptero ou 150, em avião de instrução básica, até obter a licença PC/IFR (avião ou helicóptero), conhecida Certificado de Habilitação Técnica. Uma vez que a atividade do vôo não está incluída na formação acadêmica, cada candidato escolhe a escola de aviação que mais lhe convier.

Campo de atuação

Após concluir as duas fases o formando recebe o diploma e já pode atuar como piloto em qualquer tipo de atividade comercial da aviação, desde pequenas até grandes companhias. Como empresas de Transporte Aéreo Regular, de Táxi Aéreo e de Serviços Aéreos Especializados. Além de Instrutor de Vôo e Aviação Geral.

shutterstock_7224181 2

 

Conheça a Estrutura Curricular_turno Manhã

Conheça a Estrutura Curricular_turno Noite

 

Dados Legais:
Reconhecido pela Portaria nº 152 de 23.02.2011
Publicado no DOU nº 40 em 25.02.2011
Avaliação de Regulação:conceito “3”.

 

DURAÇÃO

4 Semestres (2 anos)

TURNO

Noite

CAMPUS

BACACHERI

COORDENAÇÃO

Genesio Seixas Filho

FONE

(41) 3331-8081

E-MAIL

genesio.seixas@utp.br