Acesse o conteúdo

Cursos a distância: dicas para aproveitar as aulas!

Universidade Tuiuti

Universidade Tuiuti

Cursos a distância: dicas para aproveitar as aulas!

A graduação a distância é uma ótima opção de modalidade de ensino para quem precisa de maior flexibilidade de horário para cursar o ensino superior. Entretanto, quem opta por uma educação a distância precisa de bastante organização e disciplina para aproveitar as aulas EaD. Por isso, o aluno que sabe como utilizar, da melhor forma possível, os recursos dessa modalidade de ensino, destaca-se tanto academicamente quanto profissionalmente, conquistando o sucesso.

Sendo assim, leia este post até o final e descubra como é uma aula EaD e quais são as boas práticas para desfrutar de todos os benefícios dos cursos de graduação a distância. Confira agora!

Como é uma aula EaD

Para entender como aproveitar as aulas de um curso de graduação a distância, em primeiro lugar, é necessário compreender como é uma aula EaD e quais os recursos disponíveis para o estudante.

Por isso, é importante frisarmos que as aulas EaD podem acontecer de forma síncrona e assíncrona. Ou seja, algumas aulas acontecem ao vivo (aulas síncronas) e outros conteúdos são compartilhados com o aluno por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), o qual o estudante pode acessar quando preferir (de forma assíncrona). Esses conteúdos assíncronos contemplam tanto vídeoaulas como outros materiais de apoio (apostilas, exercícios, áudios etc).

Dessa forma, durante as aulas ao vivo, o estudante pode interagir de forma imediata com professores e colegas por meio do chat. Por sua vez, as aulas assíncronas e os demais conteúdos disponíveis na plataforma permitem maior autonomia e flexibilidade para o aluno estudar como e quando preferir.

Além do mais, ainda que seja uma faculdade EaD, existem alguns encontros presenciais para atividades práticas e realização de provas.

Agora que você entendeu como é uma aula EaD, confira quais são as boas práticas para se aproveitar ao máximo a educação a distância no ensino superior. Continue a leitura!

Boas práticas para aproveitar ao máximo a graduação a distância

Os cursos superiores a distância são ótimos para a preparação profissional, pois, além de ensinar o conteúdo com qualidade, também desenvolve nos alunos competências fundamentais para o sucesso profissional. Portanto, saiba quais são as dicas para potencializar o aprendizado na modalidade EaD e construir uma carreira bem-sucedida.

Esteja presente nas aulas ao vivo

Ainda que seja possível assistir à aula de forma assíncrona, evite, ao máximo, perder a oportunidade de assistir às aulas EaD ao vivo. Afinal, essa é uma ótima oportunidade para o aluno interagir com os professores e colegas.

Dessa forma, o estudante se aproxima da experiência de uma sala de aula presencial, tira dúvidas, contribui para o conteúdo, realiza atividades com os colegas, constrói networking, entre outras formas de interação que enriquecem o aprendizado.

Leia também:

Faça bom uso da tecnologia

O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) é uma plataforma intuitiva e acessível que oferece diversos recursos tecnológicos para o aluno da faculdade EaD. Além disso, durante os estudos em casa, o estudante pode utilizar diversas outras plataformas, sites e apps que potencializam o aprendizado.

Portanto, conheça os recursos do AVA e faça bom uso da tecnologia disponível para aprimorar o seu momento de estudos. Aproveite que você está com um dispositivo eletrônico em mãos e com acesso à internet e explore todas as possibilidades à disposição no meio digital e de forma online.

Aproveite os conteúdos disponíveis

No AVA, os estudantes dos cursos a distância contam com diversos conteúdos e materiais didáticos que contribuem para o aprendizado, bem como lembretes de atividades, comunicados, exercícios, entre outros. Logo, é muito importante aproveitar todos os recursos que estão disponíveis na plataforma.

Além do mais, no Ambiente Virtual de Aprendizagem, o estudante pode entrar em contato com o seu tutor para tirar dúvidas, pedir ajuda e trocar informações. Sendo assim, aproveitar todos os conteúdos disponíveis de forma online é uma ótima prática para aproveitar, ao máximo, a educação a distância.

Comunique-se com os seus colegas

A graduação a distância proporciona diversas formas de interação entre os estudantes, como fóruns e comunidades online, além de criar situações de atividades em grupo. Isso é muito importante para que os alunos possam construir conhecimento de forma colaborativa e criar networking.

Por isso, não deixe de se comunicar com os seus colegas durante as aulas ao vivo, nos fóruns e nas comunidades online. Além de potencializar o seu aprendizado, isso é fundamental para a sua construção de networking.

Fique de olho nas palestras e atividades no polo presencial

Uma ótima forma de incrementar o conteúdo aprendido na faculdade EaD é participar de atividades extracurriculares que acontecem presencialmente no campus da universidade. Alguns exemplos são palestras, semanas acadêmicas, workshops, seminários, entre outros.

É interessante participar desses eventos por se tratar de uma ótima oportunidade de aprender e, também, conhecer gente nova, como profissionais já inseridos no mercado de trabalho. Em outras palavras, além de otimizar o processo de ensino-aprendizagem, é uma boa prática para o seu networking.

Não perca a oportunidade de desenvolver habilidades valorizadas pelo mercado de trabalho

Uma das vantagens de uma graduação EaD é a oportunidade de desenvolver competências extremamente requisitadas no mercado de trabalho, como:

  • inteligência emocional;
  • familiaridade com o digital;
  • adaptabilidade;
  • organização;
  • disciplina;
  • autogestão;
  • autoconhecimento;
  • responsabilidade;
  • foco e concentração.

Dessa forma, não perca a oportunidade de desenvolver todas essas habilidades ao longo de um curso de ensino superior a distância. Pesquise sobre métodos de estudo e organização, coloque em prática o que aprendeu com disciplina e foco e, então, leve essas competências com você para o mercado de trabalho, a fim de se destacar profissionalmente e conquistar as melhores oportunidades.

Agora, já é possível compreender como é uma aula EaD e algumas das boas práticas para aproveitar, ao máximo, uma graduação a distância, bem como conquistar uma formação profissional de qualidade. Sendo assim, siga as dicas deste post e conquiste excelentes resultados acadêmicos e profissionais usufruindo dos benefícios e das possibilidades de uma educação a distância.

Quer saber mais dicas de como potencializar o aprendizado em uma graduação EaD? Então, leia, agora mesmo, sobre EaD: métodos de organização de estudos para essa modalidade!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *