Acesse o conteúdo

Especialização e MBA são a mesma coisa?

Universidade Tuiuti

Universidade Tuiuti

Especialização e MBA são a mesma coisa?

Você certamente já sabe o quão importante é seguir estudando após a graduação para conseguir as melhores oportunidades em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo. Mas, escolher entre tantas opções – como mestrado, MBA e especializações – pode não ser uma tarefa tão simples.

Pra ajudar nessa importante missão, preparamos esse artigo onde explicamos o que é MBA e, também, qual a diferença entre MBA e especialização. Continue lendo para entender melhor e lembre-se de deixar um comentário ao final do texto! Vamos lá:

O que é MBA?

A sigla MBA quer dizer Master of Business Administration, que em tradução livre significa Mestre em Administração de Negócios. E esse nome explica muito sobre os diferenciais do curso que, além das áreas específicas do conhecimento, também aborda temas fundamentais para quem deseja empreender.

Um MBA em Marketing Digital, por exemplo, possui em sua grade matérias específicas da área de marketing, mas também possui Matemática Financeira e Direito Empresarial. Esse tipo de conhecimento é fundamental para um gestor ou empreendedor obter sucesso em suas empreitadas.

Leia também:

O que é especialização

Os cursos de especialização, além de não possuírem essa pegada administrativa em sua maioria, focam em uma área de conhecimento específica. Normalmente são abertos para profissionais de outras áreas que desejam adquirir conhecimentos sobre outra profissão – ou outro nicho.

De acordo com o Ministério da Educação, todo curso oferecido após a graduação que tenha como requisito o diploma de ensino superior é uma pós-graduação. Todavia é muito importante pesquisar para não comprar gato por lebre.

Dicas para escolher sua Especialização ou MBA

O Governo Federal não disponibiliza um sistema único e centralizado para que o aluno possa analisar os detalhes específicos dos cursos de pós-graduação.

No entanto, uma boa dica é o sistema E-MEC, onde é possível pesquisar as instituições de ensino e verificar se elas são credenciadas ao MEC. Uma instituição de ensino só pode ofertar cursos de pós-graduação se for credenciada e tiver seus cursos de graduação reconhecidos pelo Ministério da Educação.

Alguns aspectos que você deve observar são:

  • Tendências de mercado – na hora de escolher uma pós ou MBA, converse com profissionais de sua área (ou da área na qual pretende especializar-se) para entender quais são as principais tendências e necessidades daquele mercado de trabalho;
  • Sites de reclamação – após escolher uma área ou cursos, analise em sites de reclamação (como o Reclame Aqui) se a instituição possui muitos problemas e, mais importante, se ela busca resolver os conflitos com alunos e ex-alunos;
  • Corpo docente – os professores e coordenadores possuem um papel fundamental na qualidade de um curso de pós-graduação. Por isso, busque informações sobre o corpo docente, seus currículos e capacitações;
  • Converse com ex-alunos – outra coisa que você pode (e deve) fazer para evitar surpresas na hora de escolher um MBA ou especialização é conversar com ex-alunos para saber se realmente vale a pena fazer aquele curso.

Agora que você já sabe a diferença entre MBA e especialização, que tal escolher a melhor pós-graduação para o seu momento profissional?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *