A Coordenadoria de Pesquisa, Iniciação Científica e Editoração Científica da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão é responsável pelo registro e acompanhamento dos Grupos de Pesquisa, das Linhas de Pesquisa e dos projetos de pesquisa da Universidade Tuiuti do Paraná – UTP. A Coordenadoria, além de seu Coordenador e do pessoal técnico, tem o apoio de duas Comissões: a Comissão Institucional de Pesquisa e Iniciação Científica para assuntos referentes à Pesquisa e Iniciação Científica e a Comissão Institucional de Editoração Científica para os assuntos de edição e publicação da produção científica, artística e cultural.

A PESQUISA NA UNIVERSIDADE

A Universidade Tuiuti do Paraná desenvolve uma política de estímulo e apoio à pesquisa não só para cumprir os requisitos legais para sua institucionalização, mas, e principalmente, por que tem como princípio que, sem a pesquisa, uma Instituição de Ensino Superior não cumpre sua missão. A pesquisa é, pois, o lócus privilegiado para a produção de conhecimento. Deve ser realizada em linhas de pesquisa, que permitam a aproximação e a discussão entre os professores-pesquisadores que compõem um Grupo de Pesquisa.

Linha de pesquisa é definida como sistema de referência para as pesquisas desenvolvidas, congregando-as em termos da temática dos objetos de investigação, bem como do/os modelo(s) teórico-metodológico(s) adotado(s). Os pesquisadores da Universidade estão vinculados a Grupos de Pesquisa. Os Grupos de Pesquisa e as Linhas de Pesquisa – com seus respectivos projetos de pesquisa – deverão ser registrados na Coordenadoria de Pesquisa, Iniciação Científica, e Editoração Científica da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, para que a Instituição possa fazer um acompanhamento do universo dessas pesquisas.

Programa Institucional de Iniciação Científica é outra das vertentes de integração das atividades de pesquisa na UTP. Ele permite aos alunos da Graduação a participação nas pesquisas dos professores-pesquisadores que têm seus projetos registrados junto à Coordenadoria de Pesquisa, Iniciação Científica e Editoração Científica contribuindo para sua capacitação e desenvolvimento enquanto cidadão.

A editoração, impressão, distribuição e permuta de publicações são um desdobramento necessário para a pesquisa, no sentido da divulgação do conhecimento acadêmico – científico gerado, para que seja conhecido e reconhecido em suas respectivas áreas. Essa é a responsabilidade da Editoração Científica, que também está a cargo da Coordenadoria de Pesquisa, Iniciação Científica e Editoração Científica da UTP.

Como incentivo à pesquisa, a Universidade Tuiuti do Paraná desenvolve uma política de financiamento de atividades de pesquisa por meio de remuneração de horas de pesquisa para que os professores-pesquisadores desenvolvam projetos de pesquisa. Os projetos são submetidos à aprovação da Comissão Institucional de Pesquisa e Iniciação Científica, e são registrados na Coordenadoria de Pesquisa, Iniciação Científica e Editoração Científica da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão.

Pró-Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão

Profª. Drª. Bianca Simone Zeigelboim
bianca.zeigelboim@utp.br 

Coordenador de Pesquisa, Iniciação Científica e Editoração Científica

Profª. Drª. Josélia Schwanka Salomé
joselia.salome@utp.br
pesquisa@utp.br