Comitê de Ética em Pesquisa

O Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Tuiuti do Paraná foi criado e autorizado pela CONEP em 2016. É composto por docentes de diversas áreas da Universidade e representantes da Sociedade Civil, indicados pelo Conselho Municipal de Saúde de Curitiba.

O objetivo é avaliar, do ponto de vista ético, projetos de pesquisas desenvolvidos com seres humanos, de forma a defender os interesses dos seus participantes, em sua integridade e dignidade. Esta atividade contribui para o desenvolvimento de pesquisas, respeitando os princípios éticos preconizados pela Resolução CNS 196/96 e suas complementares.

Além disso o CEP UTP promove ações de educação continuada para a comunidade interna, dirigidos à comunidade acadêmica e docentes dos cursos de graduação e pós graduação lato e stricto sensu.

Coordenador e Membros do CEP

 Coordenação

Maria Cristina Antunes

Membros efetivos

Ana Paula Berberian Vieira da Silva

Joe de Assis Garcia

José Stechmann Neto

José Soares Coutinho Filho

Maria Cristina Paganini

Maria da Graça Saldanha Padilha

Maria Regina Franke Serratto

Pedro Leão Da Costa Neto

Evilásio Francisco Pinheiro  (representante usuários)

Membros Suplentes                               

Rita de Cássia Tonocchi

Sérgio Said Staut Junior

Sidnei Rinaldo Priollo Filho

João Carlos Santana (representante usuários)

Calendário de Reuniões e Prazos 2017

 

Mês Data Reunião Data limite envio projeto
Fevereiro 15/02/2017 01/02/2017
Março 15/03/2017 01/03/2017
Abril 19/04/2017 04/03/2017
Maio 17/05/2017 02/05/2017
Junho 21/06/2017 07/06/2017
Julho 26/07/2017 12/07/2017
Agosto 16/08/2017 01/08/2017
Setembro 20/09/2017 05/09/2017
Outubro 18/10/2017 03/10/2017
Novembro 22/11/2017 08/11/2017
Dezembro 13/12/2017 29/11/2017

 

Local e Horário de atendimento

 Rua Sidnei A. Rangel Santos, 238

Sala 328 Bloco C – Campus Sydnei Lima Santos

Cep: 82.010-330 – Curitiba

Telefone: (041) 33317668

Horário: 13:30 às 17:30

Regimento Interno

REGULAMENTO

Submissão de projetos

Passos a serem seguidos para a submissão de um projeto

  1. Cadastrar pesquisador principal e colaboradores: http://www.saude.ufpr.br/portal/cometica/wp-content/uploads/sites/7/2015/04/CADASTRO_DE_USU%C3%81RIO.pdf
  2.  Todo processo deve necessariamente ser encaminhado por meio da Plataforma Brasil ( http://www.saude.gov.br/plataformabrasil)
  3. Dúvidas na submissão de projetos de pesquisa? Leia o Manual (Submissão de Projeto de Pesquisa.pdf)
  4. Caso tenha dificuldades consulte os manuais da Plataforma Brasil (http://aplicacao.saude.gov.br/plataformabrasil/login.jsf;jsessionid=CE09264304060FC4F3895F36787B20F8.server-plataformabrasil-srvjpdf132.)
  5. Para saber quais são as Perguntas e Respostas mais Frequentes sobre o sistema consulte (http://aplicacao.saude.gov.br/plataformabrasil/login.jsf;jsessionid=CE09264304060FC4F3895F36787B20F8.server-plataformabrasil-srvjpdf132)
  6. Veja as pendências mais comuns em protocolos de pesquisa clínica (http://conselho.saude.gov.br/web_comissoes/conep/aquivos/documentos/MANUAL_ORIENTACAO_PENDENCIAS_FREQUENTES_PROTOCOLOS_PESQUISA_CLINICA_V1.pdf)
  7. Veja as resoluções  e normativas publicadas pelo CONEP (http://aplicacao.saude.gov.br/plataformabrasil/login.jsf;jsessionid=CE09264304060FC4F3895F36787B20F8.server-plataformabrasil-srvjpdf132)
  8. Ao terminar de submeter seu projeto a Plataforma Brasil gerará automaticamente um protocolo de submissão

 

 

Modelos de Documentos
  1. Termo de Consentimento Livre e Esclarecido – TCLE
  2. Termo de Assentimento Livre e Esclarecido (somente para pesquisa com menores de idade)
  3. Declaração de Infra-Estrutura
  4. Declaração Sobre Registro de Materiais, Equipamentos, Medicamentos e Similares (apenas para pesquisas clínicas)
  5. Termo de Doação de Dentes (apenas para Banco de dentes da UTP)
  6. Modelo de relatório semestral
Projeto de Pesquisa

Para submeter seu projeto ao CEP UTP, utilize normas da APA ou ABNT.  O projeto deve conter os seguintes tópicos:

 

TÍTULO

RESUMO

PALAVRAS CHAVE

1.INTRODUÇÃO
E HIPÓTESE

2.OBJETIVOS
PRIMÁRIO E SECUDÁRIOS

3.MÉTODO

3.1.Desenho do estudo

3.2.Participantes

3.3.Instrumentos

3.4. Procedimentos

3.5. Riscos e benefícios

3.6.Análise de dados

3.7. Desfecho primário e secundário

  1. CRONOGRAMA
  2. ORÇAMENTO
  3. BIBLIOGRAFIA
  4. ANEXOS
(Inclua aqui os modelos instrumentos de coletas de dados)
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