Acesse o conteúdo

Comitê de Ética em Pesquisa

O Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Tuiuti do Paraná foi criado e autorizado pela CONEP em 2016. É composto por docentes de diversas áreas da Universidade e representantes da Sociedade Civil, indicados pelo Conselho Municipal de Saúde de Curitiba.

O objetivo é avaliar, do ponto de vista ético, projetos de pesquisas desenvolvidos com seres humanos, de forma a defender os interesses dos seus participantes, em sua integridade e dignidade. Esta atividade contribui para o desenvolvimento de pesquisas, respeitando os princípios éticos preconizados pela Resolução CNS 196/96 e suas complementares.

Além disso o CEP Tuiuti promove ações de educação continuada para a comunidade interna, dirigidos à comunidade acadêmica e docentes dos cursos de graduação e pós graduação lato e stricto sensu.

.

Campus Prof. Sydnei Lima Santos (Barigui)

Rua Padre Ladislau Kula, 395, 245

Outubro 16/10/2024 02/10/2024
    Novembro 20/11/2024 06/11/2024
    Dezembro 11/12/2024 27/11/2024

Calendário: Reuniões CEP/UTP OBS: A data limite para a submissão de projetos na Plataforma Brasil está indicada no calendário de reuniões. Os projetos submetidos até a data indicada para a reunião serão avaliados de acordo com o limite da agenda da reunião pela ordem de submissão. Ressalta-se que os projetos submetidos após a data limite indicada no calendário NÃO SERÃO encaixados na reunião, mas serão avaliados na reunião subsequente.

• Submissão de projetos

Passos a serem seguidos para a submissão de um projeto:

1. Cadastrar pesquisador principal e colaboradores: clique aqui

2. Todo processo deve necessariamente ser encaminhado por meio da Plataforma Brasil – clique aqui

3. Dúvidas na submissão de projetos de pesquisa? Leia o Manual – clique aqui

4. Caso tenha dificuldades consulte os manuais da Plataforma Brasil. – clique aqui

5. Veja as pendências mais comuns em protocolos de pesquisa clínica – clique aqui

6. Veja as resoluções e normativas publicadas pelo CONEP – clique aqui

7. Ao terminar de submeter seu projeto a Plataforma Brasil gerará automaticamente um protocolo de submissão.

• Modelos de Documentos
  • Projeto de Pesquisa

Para submeter seu projeto ao CEP UTP, utilize normas da APA ou ABNT.

ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA

TÍTULO

PESQUISADORES: incluir professor/aluno/colaboradores

RESUMO: deve conter objetivos, participantes de pesquisa, procedimentos, instrumentos e análise de dados.

1. INTRODUÇÃO: justificativa social e científica, referencial teórico.
    2. OBJETIVOS: primário e secundários
    3. MÉTODO: primário e secundários
      1. Delineamento do estudo: descrição detalhada dos métodos e delineamento da pesquisa com base em fundamentação científica.
      2. Participantes: descrição dos participantes da pesquisa e quantidade de participantes em cada local de pesquisa (quando for o caso), critérios de inclusão e/ou exclusão.
      3. Procedimentos: descrição da forma de abordagem ou plano de recrutamento dos participantes e todos os procedimentos realizados durante a pesquisa. Descrever procedimentos éticos (garantia de sigilo, assinatura de TCLE e TALE, …).
      4. Instrumentos: descrever os meios utilizados para a coleta de dados (entrevistas, questionários, testes, inventários, …) e anexar ao projeto.
      5. Riscos e benefícios: descrever em detalhes possíveis riscos (físicos ou psicológicos) da realização da pesquisa, avaliando sua possibilidade e gravidade. Todas as pesquisas, mesmo que sejam mínimos, oferecem risco de dano psicológico. Descrever alternativas ao risco e como será garantido ao participante o atendimento em caso de risco de dano físico e/ou psicológico. Descrever benefícios da realização do estudo, diretos ou indiretos, para a população estudada e a sociedade.
      6. Análise de dados: descrever método de análise de dados utilizado. Em estudos clínicos, descrever critérios para a interrupção do estudo.
      7. Desfecho primário e secundário: objetivos a serem alcançados com o estudo.
      8. Cronograma: informar a duração total e as diferentes etapas da pesquisa, em número de meses, com compromisso explícito do pesquisador de que a pesquisa somente será iniciada a partir da aprovação pelo Sistema CEP-CONEP. Não deve ser incluído no cronograma etapa de levantamento bibliográfico e envio do projeto ao CEP. O cronograma deve conter as etapas para a COLETA de dados e análise de dados.
      9. Orçamento: previsão de gastos com a pesquisa e de ressarcimento de gastos aos participantes da pesquisa (transporte, alimentação, estadia,…).
      10. BIBLIOGRAFIA: descrever toda a bibliografia utilizada para o desenvolvimento do projeto, normas da APA ou ABNT.
      11. ANEXOS: modelo do Instrumento a ser aplicado (Entrevista, Questionário, Planilha de coleta de dados, Fichas de avaliação, Fichas de Notificação, dentre outros)