Pesquisa

A pesquisa se propõe à produção de conhecimento, ao direcionamento para a capacitação de docentes e para o desenvolvimento dos alunos participantes dos programas de iniciação científica. Os cursos de pós-graduação exercem um papel fundamental nesse processo por reunir, em torno de seus programas, professores – pesquisadores e alunos que têm, na atividade de pesquisa, o coração de suas atividades acadêmicas, e incorpora a ela discentes que são dirigidos para a produção científica.

Pela produção científica gerada nas pesquisas que se dá a visibilidade de uma atividade acadêmica de ponta. Nesse sentido, estipula-se que os trabalhos realizados se consubstanciem em artigos e/ou produtos publicados nos diversos veículos de divulgação científica.

O debate acadêmico, resultante da produção científica, é estimulado em seminários de pesquisa que agregam os professores-pesquisadores na busca de respostas possíveis, da troca de experiências e do debate acadêmico fundamental para o fortalecimento de uma universidade. Esse é o espaço por excelência para que, por meio da discussão, seja preservada a pluralidade na pesquisa e a autonomia do pesquisador.

A Coordenadoria de Pesquisa e Iniciação Científica avalia os projetos e relatórios de pesquisa; analisa propostas de criação de grupos e linhas de pesquisa; e propõe veículos e eventos para a divulgação dos resultados de pesquisa.
As pesquisas que envolvem experimentação com seres humanos ou animais nos termos da legislação vigente, são encaminhadas para aprovação pelo Comitê de Ética.

Os alunos dos cursos de Graduação podem participar das atividades de pesquisa por meio do Programa Institucional de Iniciação Científica como bolsistas ou voluntários. A Coordenadoria de Pesquisa procura estimular trabalhos que contribuam para a expansão das fronteiras do conhecimento humano, para o progresso tecnológico e para a melhoria da qualidade de vida local, regional e nacional, de acordo com o lema da UTP: Promoção Humana.

» Grupos registrados no CNPq

CNPQ 

» Publicação dos Resultados das Pesquisas em Eventos e Periódicos

A pesquisa não encerra quando os objetivos propostos no projeto são atingidos. É essencial para o progresso da ciência a divulgação dos resultados obtidos e sua utilização em benefício de toda a humanidade. A publicação dos resultados é importante também para que seja feita a sua crítica e validação pela comunidade científica da área pertinente.
A produção científica de cada pesquisador, representada pela publicação de artigos e a apresentação em eventos, é utilizada como critério para avaliação e aprovação, pela Coordenadoria de Pesquisa, Iniciação Científica e Editoração Científica, de novos projetos e dos relatórios de pesquisa.
Para estimular a publicação dos resultados das pesquisa, os pesquisadores podem entregar os relatórios técnico-científicos na forma de artigos científicos.

Clique aqui para o portal de periódicos da CAPES
Clique aqui para o QUALIS da CAPES

» Fomento à Pesquisa

As pesquisas são apoiadas pela Universidade Tuiuti do Paraná com horas pagas especificamente para essa função, discriminadas no plano individual de trabalho de cada professor pesquisador. Além disso, todos os laboratórios e recursos pertencentes às faculdades são utilizados também para esse fim.

Os pesquisadores podem também buscar apoio financeiro nas agências de fomento governamentais e instituições particulares criadas com essa finalidade.

Fundação Araucária
CAPES
CNPq

Grupos, Linhas e Projetos de Pesquisa

Os projetos de pesquisa devem obrigatoriamente estar vinculados a Linhas de Pesquisa, sendo aprovadas, e registradas na Coordenadoria de Pesquisa, Iniciação Científica e Editoração Científica.

GRUPOS DE PESQUISA E LINHAS DE PESQUISA REGISTRADOS NA UTP E NO CNPQ

Organograma_Grupo_Pesquisa_

O Grupo de Pesquisa é um conjunto de indivíduos organizado hierarquicamente para a realização de atividades de investigação. Os Grupos de Pesquisa têm como líder, um professor, preferencialmente com título de doutor, integrante do grupo e indicado por seus pares.

As linhas de pesquisa constituem sistemas de referência que formam a base de Grupos de PesquisaCongregam professores, pesquisadores, técnicos e alunos de graduação e pós-graduação e seus respectivos projetos de investigação.

As propostas de Grupos de Pesquisa e de Linhas de Pesquisa são encaminhadas à Coordenadoria de Pesquisa, Iniciação Científica e Editoração Científica que providencia seu registro institucional.

Os Grupos de Pesquisa são registrados no CNPq e certificados pela Universidade, por meio da Coordenadoria de Pesquisa, Iniciação Científica e Editoração Científica, devendo manter produção científica, técnica ou artística relevante.

Clique aqui para obter o formulário de registro de linha de pesquisa
Clique aqui para obter o formulário de registro de grupo de pesquisa
Clique aqui para ver as orientações sobre o registro de grupos e linhas

 

Registro de Relatório de Pesquisa

Orientações para o relatório de Pesquisa

» Registro de Novos Projetos de Pesquisa

Etapas para o registro de Projeto de Pesquisa:

  1. Escrever o projeto seguindo as recomendações da Coordenadoria de Pesquisa, Iniciação Científica e Editoração Científica;
  2. Apresentar o Projeto de Pesquisa à Linha/Grupo de Pesquisa aos quais está vinculado para ter o parecer de seus pares. Essa discussão visa possibilitar o fortalecimento de uma comunidade de pesquisa e fazer uma primeira apresentação dos projetos que oferecerá ao pesquisador contatos colaborativos e sugestões de melhoria do projeto;
  3. Inserir alterações sugeridas pelo Grupo/Linha de Pesquisa desde que sejam pertinentes;
  4. Preencher o formulário de Registro de Projeto de Pesquisa disponibilizado no link abaixo. Observar que no Registro deve constar um resumo objetivo do projeto e cronograma de atividades;
  5. Recolher a assinatura do Líder do Grupo de Pesquisa no qual está registrado;
  6. Submeter ao Conselho da Universidade e aprovado, entregar na Coordenadoria de Pesquisa, Iniciação Científica e Editoração Científica.

Clique aqui para obter orientações para elaborar o projeto de pesquisa
Clique aqui para a Instrução Normativa de Pesquisa

» Prorrogação de Prazo de Projetos de Pesquisa em andamento

A solicitação de prorrogação de prazo para projetos de pesquisa deverá ser cadastrada no link abaixo até 30 dias antes do prazo estabelecido no projeto original.

A solicitação deverá ser feita no formulário apropriado (link abaixo), anexando relatório parcial do projeto submetido à apreciação da Linha de Pesquisa/ Grupo de Pesquisa e ao Conselho da Faculdade a que o pesquisador está vinculado.

A Coordenadoria de Pesquisa, Iniciação Científica e Editoração Científica não receberá solicitação de prorrogação impressa. Todo pedido deve ser cadastrado eletronicamente

A solicitação deverá ser feita no formulário apropriado (link abaixo), anexando relatório parcial do projeto, submetido à apreciação da Linha de Pesquisa/Grupo de Pesquisa e ao Conselho da Faculdade a que o pesquisador está vinculado.

Para registrar um pedido de prorrogação acesse o Registro Eletrônico de Pesquisa.

……………………………………………………………………………………………….

» Registro de Relatórios de Pesquisa

Relatórios dos projetos de pesquisa em andamento.

Os relatórios parciais de pesquisa dos projetos em andamento e os relatórios finais dos demais projetos que ainda não foram entregues deverão ser registrados no sistema

No caso de Registro de Relatório Final, deverá ser anexado um relatório técnico-científico completo ao formulário eletrônico. Esse relatório será encaminhado para um parecerista para avaliação de acordo com os critérios estabelecidos pela Comissão.

Observação: Se o pesquisador optar pelo artigo, a introdução deverá contemplar as informações que caracterizam o projeto de pesquisa, de modo que se possa identificar objeto, problema, metodologia. Os relatórios finais devem ser encaminhados até um mês da data de término previsto para o projeto de pesquisa.

Atenção: Os pesquisadores poderão entregar fora do prazo, mas o atraso na entregue será registrado no dossiê do pesquisador Os pesquisadores que não entregarem seus relatórios nos prazos estabelecidos poderão perder as suas horas de pesquisa. Da mesma forma, pesquisadores que não entregarem os relatórios finais não poderão iniciar novos projetos de pesquisa ou submeter projetos de Iniciação Científica, conforme previsto nas Instruções Normativas.

Clique aqui para obter orientações para a redação do relatório

» Registro de Novos Pesquisadores

Para cadastrar-se como pesquisador, clique aqui.

» Registro de Pareceristas

Clique aqui para obter orientações para se registrar como Parecerista.

Fechar [X]