O Laboratório de Metodologias Ativas de Aprendizagem – METALAB é um espaço acadêmico sob responsabilidade do Núcleo de Apoio Docente – NAD da UTP, que visa dar suporte ao processo de ensino-aprendizagem por meio de metodologias ativas e inovadoras.

Desde 2015 a UTP participa do Consórcio STHEM Brasil / HARVARD /LASPAU que possibilita a capacitação dos docentes para a aplicação das metodologias inovadoras a exemplo de grandes universidades e colleges norte americanos, como Harvard, MIT, Standford, Babson College e Olin College.

O foco é o aluno na sua condição de sujeito autônomo, autor da própria aprendizagem.

As Metodologias Ativas possibilitam ao discente o autogerenciamento e a corresponsabilidade no seu processo de formação. O professor é um facilitador da ação educativa, um orientador da aprendizagem e do desenvolvimento do aluno.

As Metodologias:

Aprendizagem Cooperativa. Inclui situações em que intencionalmente há interações professor e alunos para trocar ideias, dialogar, discutir criticamente um determinado assunto. Pode envolver dinâmicas de grupos, seminários, e outros.

Aprendizagem Baseada em Projetos. Constrói o conhecimento por meio do envolvimento do aprendiz em todas as etapas do desenvolvimento de um projeto, desde o planejamento, perpassando todo o processo até a avaliação.

Aprendizagem Entre Pares (Peer Instruction). Exige o estudo prévio de um assunto para incentivar o aluno a estudar, e manter constante a interação, a mediação e o feedback entre o aluno e o professor em relação ao ensino e a aprendizagem. O aluno é corresponsável por sua aprendizagem.

Estudo de Caso. Apresenta um problema acompanhado por informações contextuais. É uma forma estruturada para compartilhar experiências e desafia o aluno a pesquisar, argumentar e acrescentar a própria interpretação.

Problematização (problem-based learning). Utiliza problemas reais que pretendem preparar o aluno para a pesquisa, interpretação e aplicação de conceitos para a solução do problema

Simulações. Propõe que o estudante simule situações reais, exercitando múltiplas habilidades a fim de identificar uma situação problema e chegar a sua resolução.

O papel do NAD:

* Conhecer com profundidade os procedimentos teóricos e práticos das metodologias ativas de aprendizagem;

* Promover a permanente capacitação dos docentes da UTP de acordo com o disposto nos projetos pedagógicos de cursos;

* Acompanhar e avaliar o desenvolvimento das ações docentes e seus resultados no âmbito da aprendizagem discente a partir da utilização das metodologias ativas de aprendizagem;

* Constituir um grupo de pesquisa para desenvolvimento do projeto de pesquisa-ação, com vistas ao aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem baseado em metodologias ativas de aprendizagem;

* Produzir publicações científicas com base nos resultados alcançados.

O Espaço Físico:

A sala possui 128 metros quadrados com piso elevado e redes de elétricas e dados abaixo do piso. O mobiliário é composto por 12 mesas oitavadas brancas, cadeiras giratórias, quadros brancos dispostos nas paredes, bebedouro climatizado, mesa central para o professor e equipamentos de controle. O apoio tecnológico é composto por  um gabinete para a suíte de informática, câmera de videoconferência, software  Powervote com 100 dispositivos, computadores em todas as mesas, uma Tela Digibord, aparelhos multimídia, duas telas de projeção e duas  TVs de 50”.