Clínica de Odontologia | UTP - Universidade Tuiuti do Paraná

Atividades Clínicas

  Os pacientes são atendidos nas diversas modalidades que compõem a formação de Cirurgião Dentista, dentro do pensamento da contemporaneidade, de uma fundamentação educacional sólida, não voltada apenas às questões de técnicas, mas, principalmente, da compreensão de indissociabilidade biopsicossocial que estes seres humanos apresentam.

 Dentre as modalidades clínicas ofertadas ao atendimento da comunidade, o Curso de Odontologia da Universidade Tuiuti do Paraná proporciona os serviços de Cirurgia e Anestesiologia e Exodontia, Dentística Restauradora, Endodontia, Ortodontia, Odontopediatria, Semiologia e Diagnóstico, Periodontia, Prótese Fixa, Prótese Parcial Removível, Prótese Total, Odontologia Preventiva e Social e Radiologia.

 Estes atendimentos são oferecidos a partir do Serviço de Triagem, que congrega alunos e professores do do quinto ano, os quais, a partir da demanda das áreas ofertadas, encaminham os pacientes para atendimento.

 É importante ressaltar que, estes procedimentos são realizados mediante supervisão,obedecendo as habilidades e competências de cada aluno, além do respeito ã condição pedagógica do aprendizado obtido no momento determinado.

 A principal característica de nosso Curso, está na condição de formarmos generalistas, condição esta recomendada pelos órgão superiores da Educação e específicos da classe odontológica. A partir deste aspecto, a CLÍNICA INTEGRADA, que funciona nas terças quartas e quintas feiras à noite, apresenta esta recomendação, pelo fato de possuir em seu corpo docente, vários professores, os quais, em suas especialidades, trabalham a partir do conceito de supervisão técnica e de formação profissional e pessoal.

  Para marcação de consultas e atendimentos, é necessário passar pelo Serviço de TRIAGEM, o qual recebe pacientes de demanda espontânea, isto é, oriundos da comunidade em geral, como também pacientes de demanda orientada, que significa ser proveniente dos Postos de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde/ SUS.

 Atendimento

 Como não poderia deixar de ser, um dos aspectos de embasamento na formação de qualquer graduação, não sendo diferente para a Odontologia, é a extensão.Dentro deste pensamento e diretriz universitária, o Curso de Odontologia oferece os seguintes programas para a comunidade em geral:

 - Programa de Saúde para a Família:

   Atendimento de pacientes residentes na região circunvizinha à localização do Curso, com visitas domiciliares e encaminhamentos aos serviços clínicos quando necessário;

  - Programa de Atendimento aos deficientes auditivos “SOU CIDADÃO”:

   Atendimento aos pacientes que apresentam estes distúrbios, os quais por uma condição diferente na comunicação, necessitam conhecimentos deste universo tão especial, tanto quanto ao atendimento odontológico, como na relação interpessoal e profissional entre os alunos, supervisores e pacientes.

 - Programa de atendimento da Terceira Idade:

   Atendimento de pacientes encaminhados pelo SUS, provenientes da Unidade de Saúde Ouvidor Pardinho, que necessitem de atendimento relacionado ao diagnóstico e tratamento de alterações na saúde oral. Também são realizadas visitas às instituições que abrigam estes pacientes.

 - Programa de atendimento aos pacientes com Dor e Disfunção da Articulação Têmporo Mandibular:

   Atendimento aos pacientes portadores destes distúrbios, no Centro de Disfunção da Articulação Têmporo Mandibular, o qual também possui convênio hospitalar para a realização de procedimentos cirúrgico, quando indicados.

 - Programa de atendimento”Promoção e Manutenção de Saúde Bucal”:

   Atendimento de pacientes oriundos do quadro de funcionários da Instituição.

 - Programa de atendimento “Clínica de Bebês”:

   Atendimento e orientação dos pacientes e pais, realizado diretamente nas dependências de creche, congregando pacientes na idade de 0 a 6 anos.

 Cursos de Formação

 Caráter lato sensu/aperfeiçoamento:

 - Curso de Aperfeiçoamento em Prótese

Ofertado ao início de cada ano, com duração de trezentas e sessenta horas.

 - Curso de Extensão em Dor e Disfunção Têmporo Mandibular:

 Ofertado ao início de cada ano, com duração de trezentas e sessenta horas.

Serviços Especiais

 - Radiologia:

   Atendimento de pacientes de demanda orientada e ou espontânea, a partir de solicitação da comunidade odontológica.

 - Laboratório de Prótese:

   Confecção de próteses para a comunidade interna (alunos e professores da Instituição), além de atender à comunidade de profissionais em Curitiba e outras regiões.

 - Farmácia Escola:

   Dirigida e orientada pelo Curso de Farmácia e Bioquímica da Universidade Tuiuti do Paraná, promove o aviamento das prescrições de medicamentos realizadas pelos alunos e professores aos pacientes da Clínica de Odontologia.

 - Banco de Dentes:

   Dirigida a comunidade estudantil e aos docentes interessados em realizar e promover pesquisas na área de Odontologia, que envolvam a necessidade de manipular estruturas dentárias.
- Pronto atendimento:

   Serviço de atendimento aos pacientes que necessitem de atendimento rápido, relacionados à dor
- Secretaria da Clínica Odontológica;

 Atendimento ao público em geral, para informações, orientações e marcação de consultas.
Horário: das 8h30 às 12h e das 14h às 18h, de segunda a sexta-feira.
Nas terças quartas e quintas feiras a noite, das 18h30 às 21h.

Campus: Prof. Sydnei Lima Santos (Barigui)
Telefone: (41) 3331-7851 – 3331-7854
Endereço: Rua Sidney Antonio Rangel Santos, 245
Bairro: Santo Inácio
CEP: 82.010-330

No dia 30 de junho até 28 de julho de 2017,  a clínica de Odontologia estará em recesso.