Psicologia - UTP - Universidade Tuiuti do Paraná

CURSOS

Psicologia


Psicologia

O Curso de Psicologia foi criado em 1973, na então Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Tuiuti, sendo um dos primeiros cursos de graduação da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). O primeiro vestibular para o Curso de Psicologia foi realizado em 25 de novembro de 1973, quando foram ofertadas (250) duzentas e cinqüenta vagas anuais nos turnos matutino e noturno. Em 2008, o Curso de Psicologia completou 35 anos de existência e está vinculado à Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde sediada até 2007 no campus Champagnat e a partir de 2008 no Campus Prof. Sydnei Lima Santos (Barigui) Atualmente, o Curso de Psicologia proporciona aos seus acadêmicos a habilitação em Bacharel e Formação de Psicólogo. A Clínica de Psicologia criada em 1978 presta serviços à comunidade há vários anos, através de atendimento psicológico, bem como oportuniza aos acadêmicos, através de estágios supervisionados, a prática dos conhecimentos adquiridos ao longo do Curso. Estas práticas consistem no atendimento aos pacientes oriundos da comunidade interna quanto externa. Nos últimos anos houve algumas reformas curriculares no intuito de preparar profissionais mais adequados para o mercado atual tido, como generalista. Em função disso, o curso teve como objetivo a formação de profissionais capazes de analisar, prevenir e atuar na esfera de conflitos individuais e sociais nas áreas clínica, comunitária, escolar e organizacional. Os cursos de pós-graduação Lato Sensu, iniciaram-se a partir de 1980, tendo sido ofertados os seguintes cursos na área de Psicologia: Clínica, Escolar e Problemas da Aprendizagem, Social e Industrial, Experimental e Clínica Comportamental, Organizacional, Infantil, Sexualidade Humana, Filosofia e Psicanálise e Psicanálise com Crianças. Para a obtenção do título de especialista exigia-se como condição necessária ao pós graduando a elaboração de relatório científico e sua apresentação perante uma banca de docentes. Temos ainda, o Mestrado em Psicologia com duas áreas de concentração: Psicologia Forense e Psicologia Social Comunitária. Psicologia Forense é o estudo da integração da Psicologia com a Lei: a Psicologia, que estuda o comportamento humano e, a lei, que estuda como as pessoas estabelecem regras que regem seu comportamento em sociedade. O tema forense refere-se a qualquer matéria que tenha um envolvimento com a lei, seja civil ou criminal. Psicologia Forense é também definida pela pesquisa e aplicação de conhecimentos. A Psicologia Comunitária é um campo teórico e prático dedicado à prevenção dos problemas psicossociais e ao desenvolvimento humano integral por meio da participação dos sujeitos, assumidos como ativos. As características da Psicologia Comunitária são: a ação psicossocial compartilhada pelas pessoas; o comportamento humano compreendido em relação aos contextos sociais imediatos; a transformação social participativa e o desenvolvimento humano.
Campo de AtuaçãoO profissional poderá atuar em diversas áreas da psicologia:
• Psicodiagnóstico: avaliação diagnóstica; psicoterapia individual e em grupo; consultório particular, hospitais e clínicas especializadas, postos de saúde; Psicologia Hospitalar; Psicologia do Esporte; Psicologia e Trânsito; políticas públicas (ONGS, Orgãos Governamentais).
• Psicologia Comunitária e de Saúde: prevenção, promoção de saúde e qualidade de vida.
• Trabalho em equipe multidisciplinar para questões voltadas à saúde: prevenção e orientação; pesquisa de mercado/marketing.
• Psicologia Escolar e Educacional: planejamento e intervenções que envolvam o processo de educação e ensino-aprendizagem.
• Psicologia e Organização do Trabalho: Orientação Profissional; Outplacement, recolocação de pessoal, orientação de carreiras; àrea de treinamento e desenvolvimento de pessoas; àrea de recrutamento e seleção de pessoas; Administração de conflitos nos níveis grupal e organizacional e Psicologia da Saúde Ocupacional e Estresse: análise institucional e clima organizacional.
Clínica Escola e Serviços de Psicologia

Auxiliar os alunos em seus estágios curriculares obrigatórios e serviços psicológicos à comunidade é a função da Clínica de Psicologia da Universidade Tuiuti. Alunos do quinto ano e da pós-graduação realizam os atendimentos, com acompanhamento de supervisores. Alunos do quarto ano trabalham na triagem. Abordagens psicológicas que são realizadas na Clínica: Psicanálise, Psicologia Cognitiva-Comportamental, Psicologia Analítica, Gestalt, Terapia Sistêmica, Psicoterapia com enfoque na sexualidade e Psicodrama. Os pacientes são crianças, adolescentes, adultos, idosos e famílias. A Clínica possui ainda alguns serviços especializados, como o Plantão Psicológico (PAPS), triagem para atender pessoas em momentos de crise e em situações de desespero e sofrimento psicológico; orientação profissional, que ajuda os interessados quanto à tomada de decisões na relação com o mercado de trabalho. Além dessas atividades, o curso oferece o Laboratório de Psicologia do Esporte, atendimentos a crianças vitimas de violência, serviço de prevenção à obesidade infantil, Psicologia Organizacional e do Trabalho, Psicologia Escolar e Educacional e Psicologia Comunitária e da Saúde. Cada trabalho têm a supervisão de um professor com vivência e experiência na área de atuação.

 

Conheça a Estrutura Curricular_Turno Manhã
Conheça a Estrutura Curricular_Turno Noite

 

Mensalidades
Manhã R$ 929,00
Noite R$ 1.103,00 
* Valores com desconto de pontualidade para pagamento até o dia 03 de cada mês.

.

Dados Legais:
Reconhecido pela Portaria nº 707 de 18/12/13
Publicado no DOU nº 246 de 19/12/2013
Avaliação de Regulação: curso a ser avaliado

DURAÇÃO

10 Semestres (5 anos)

TURNO

Manhã / Noite

CAMPUS

PROF. SYDNEI LIMA SANTOS

COORDENAÇÃO

Milton Magnabosco

FONE

(41) 3331-7808

E-MAIL

milton.magnabosco@utp.br