P.I.M.E.N.T.A. – Centro de Pesquisa, Inovação e Negócios, criado para atender as demandas acadêmicas da Tuiuti de forma diferenciada e atual. O local foi desenvolvido para promover atividades e projetos que articulam a pesquisa, a criação colaborativa e a inovação aberta. No P.I.M.E.N.T.A., os alunos desenvolvem a educação empreendedora em um espaço descontraído, que auxilia no desenvolvimento da criatividade e estimula a gestão participativa entre os alunos, professores e coordenadores. O local colabora na formação de profissionais que irão contribuir para o desenvolvimento da sociedade; auxilia na constituição de empresas locais, manutenção e inovação de produtos e serviços, o que faz com que os alunos coloquem a mão na massa, ainda durante o curso.

O nome fantasia “Pimenta” tem por objetivo transmitir a ideia de um local diferenciado, fora dos padrões, quebrando paradigmas, por isso a pimenta: picante, apimentado. Algo que venha para quebrar um sistema e inovar. Tal como o efeito da pimenta junto com qualquer outro tempero, ela vem para apimentar e tornar diferente. A escolha também se dá em virtude de “brincar” com a idéia da maçã, que é, atualmente, referência mundial da marca Apple, reconhecida como símbolo da inovação, do “pensar diferente” (Apple – Think Different). Assim, se morder a maçã, que é doce e fácil, corresponde à inovação, imagine se você tem a coragem de morder a pimenta!

Além disso, a sigla PIMENTA transmite exatamente todos os objetivos do Centro de Pesquisa, Inovação e Negócios da UTP:

  • Pesquisa
  • Inovação
  • Marketing
  • Empreendedorismo
  • Negócios
  • Talento
  • Atitude

Além disso, o espaço tem por objetivo ser o “Mundo Feliz da UTP” onde o aluno poderá, dentro de um ambiente descontraído, colocar tudo o que aprendeu na sala de aula, em prática, produzindo de uma forma relaxada e colaborativa.